No início deste ano, nós nos associamos ao Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho [Diesat], para que ele possa nos assessorar nos diversos problemas relacionados à saúde. Nas Plenárias Regionais, discutimos bastante sobre a questão da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras e também tivemos a oportunidade de visitar alguns municípios, a fim de procurar resolver os problemas locais. Nós queremos entender mais as demandas relacionadas à saúde. Por isso, encomendamos, junto ao Diesat, uma pesquisa que irá envolver todas as empresas ligadas ao SINPAF. A partir dos resultados, iremos ter um perfil das doenças que atingem todos os trabalhadores que fazem parte da base do sindicato”, afirmou Pedro Melo, diretor de Saúde e Meio Ambiente do SINPAF
Um olhar sobre o 1º ano de gestão
Em cada página deste balanço, você encontrará não apenas números e estatísticas, mas também narrativas que revelam o impacto tangível das ações do SINPAF. Do embate jurídico que defende os direitos dos/das trabalhadores/as à articulação política para a criação da Frente Parlamentar pelo fortalecimento da Embrapa, passando pela inspiradora participação das mulheres do SINPAF na Marcha das Margaridas, tudo isso você vai encontrar aqui. E muito mais! Este é mais do que um relato: é um convite para explorar, celebrar e se inspirar. Aqui, cada conquista é um capítulo escrito em prol dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Download em PDFÉ com imensa satisfação que compartilhamos com todos vocês este panorama reflexivo e inspirador das atividades que moldaram o nosso sindicato ao longo do último ano, de outubro de 2022 a outubro de 2023. Este balanço de gestão, guiado pela voz pulsante do SINPAF, busca transcender o mero relato de eventos para abordar, de maneira sincera e direta, a nossa identidade política/sindical.
No cerne do SINPAF, ascendemos como uma entidade política, defensora de direitos, lutadora incansável e resistente aos desmontes e às perdas que permeiam o cenário sindical contemporâneo. Somos articuladores ativos de relações com os movimentos sociais, os sindicatos, as centrais sindicais, os parlamentares, as autoridades e a sociedade. Por isso, nossas lutas são diversas! Lutamos em defesa da vida e da construção de um país mais justo e solidário.
Neste último ano, por exemplo, preocupados com o cenário avassalador da fome e da insegurança alimentar, que aumentaram no mundo e, especialmente, no nosso país, estes dois temas foram o foco de discussões das nossas plenárias regionais e do nosso congresso.
O combate à fome passou a ter importância para o dia a dia de todos nós, brasileiros. E a erradicação da fome no Brasil possui conexão direta com as empresas da base do SINPAF, visto que elas buscam soluções para a sustentabilidade e também para o desenvolvimento regional. Por isso, o debate e os encaminhamentos sobre o tema se fazem importantes também para os nossos filiados e filiadas que atuam nessas empresas.
Este papel desenvolvido por nós, além de fortalecer o SINPAF, fortalece a sociedade como um todo. O sindicato se manifesta nas ruas, nas plenárias, nos congressos e em todas as frentes onde a voz dos trabalhadores e das trabalhadoras precisa ser ouvida.
Este balanço de gestão está dividido em 13 temas e compreende as principais ações desenvolvidas pelo SINPAF de outubro de 2022 a outubro de 2023. Venha conferir cada tema e se encantar com as imagens que ilustram nossas atividades!
Inabalável na defesa dos direitos
dos trabalhadores e das trabalhadoras
A atuação jurídica do SINPAF emerge como um pilar fundamental na defesa incansável dos direitos e interesses dos/das trabalhadores/as frente aos desafios complexos do cenário sindical contemporâneo. Em meio a batalhas significativas – como o Acordo Coletivo de Trabalho, a proteção dos empregos de trabalhadores com mais de 75 anos da Embrapa e da Codevasf, a contestação do Abate-Teto também nas duas empresas e a luta contra os impactos da implementação problemática do Sistema ERP/SAP –, no último ano, o sindicato não apenas se posicionou como um guardião dos direitos laborais, mas também como uma força resiliente, capaz de conquistar vitórias jurídicas substanciais. Esta narrativa jurídica do SINPAF é um testemunho vivo de sua dedicação em promover a justiça e a equidade e em proteger os direitos fundamentais dos/as trabalhadores/as em seu escopo de atuação.
Abate-Teto
A vitória jurídica contra o Abate-Teto na Embrapa protegeu os/as aposentados/as de descontos injustos e garantiu a restituição de valores.
Saiba mais...
ERP/SAP
A vitória do SINPAF na justiça condenou a Embrapa a indenizar os/as empregados/as, devido à implementação problemática do Sistema ERP/SAP.
Saiba mais...
Saldamento do Plano BD
As preocupações dos(as) empregados(as) em relação ao saldamento do Plano BD da Embrapa levaram o SINPAF a buscar a transparência da situação e a iniciar ações legais.
Saiba mais...
Cortes de benefícios na pandemia
O SINPAF defendeu os direitos contra cortes de anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio, contestando a aplicação da Lei Complementar nº 173/2020.
Saiba mais...
Incorporações de gratificações
A Diretoria Jurídica do SINPAF atuou junto aos trabalhadores e às trabalhadoras da Codevasf, de maneira a informá-los a respeito da anulação de gratificações e de modo a lhes fornecer suporte em ação judicial.
Saiba mais...
Sucesso em ações de insalubridade
As Seções Sindicais do SINPAF garantiram o pagamento de adicional de insalubridade, reafirmando a defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Saiba mais...
O SINPAF evoluiu muito na atuação jurídica desde este nosso último mandato. Tanto na Embrapa e na Codevasf quanto nas demais empresas, nossa proteção aos trabalhadores, em inúmeros aspectos, tem assegurado o cumprimento dos Acordos Coletivos de Trabalho e impedido que diversas medidas administrativas das empresas causem injustiças e prejuízos aos empregados. Mantivemos a assessoria jurídica da LBS Advogados, que tem sido incansável no atendimento das nossas demandas. Continuaremos dando segurança aos trabalhadores, com uma direção firme e uma atuação impecável do jurídico, que é o que se espera do SINPAF, sem prejuízo para as ações políticas, que também devem existir. Para o novo ano, estamos preparando uma série de iniciativas do jurídico como solução aos problemas dos empregados”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários do SINPAF.
Adilson Motta
Hoje, 31/10/2023, pela manhã, ao chegar ao trabalho, tive a alegria de saber que não era o último dia de trabalho na Codevasf, graças ao empenho e à eficiente defesa que o Jurídico do SINPAF fez em prol da manutenção do emprego de 40 empregados da Codevasf; dentre eles, este subscrito”.
Luiz Bezerra de Oliveira - Engenheiro agrônomo da Codevasf
Compromisso com ações de saúde
e de bem-estar para a categoria
De outubro de 2022 a outubro de 2023, o SINPAF investiu esforços na promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores e das trabalhadoras, envolvendo-se em diversas campanhas de conscientização ao longo do ano. O sindicato se destacou como um defensor incansável dos direitos à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores e das trabalhadoras, colaborando para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho laboral mais saudável e equitativo.
Foco na saúde mental
Realização de uma live informativa sobre saúde mental no Setembro Amarelo. No evento, foi tratada a importância do diálogo para ajudar familiares e colegas de trabalho.
Saiba maisExtensão das atividades
Uma comitiva do SINPAF visitou os municípios de Petrolina (PE) e Barbalha (CE) com o objetivo de construir um plano de ação voltado para a saúde do trabalhador e da trabalhadora, envolvendo palestras e eventos de conscientização.
Saiba maisEncontros de qualidade de vida
O SINPAF apoiou os eventos promovidos pela Federação das Associações dos Empregados da Embrapa (FAEE) e participou das edições das Regiões Norte/Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
Apoio à ratificação da Convenção nº 190 da OIT
A entidade expressou apoio a medidas internacionais contra a violência e o assédio.
Saiba maisParticipação na Conferência Nacional da Saúde e filiação ao Diesat
O SINPAF fortaleceu sua posição como defensor dos direitos à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Depoimento de Pedro Melo
No início deste ano, nós nos associamos ao Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho [Diesat], para que ele possa nos assessorar nos diversos problemas relacionados à saúde. Nas Plenárias Regionais, discutimos bastante sobre a questão da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras e também tivemos a oportunidade de visitar alguns municípios, a fim de procurar resolver os problemas locais. Nós queremos entender mais as demandas relacionadas à saúde. Por isso, encomendamos, junto ao Diesat, uma pesquisa que irá envolver todas as empresas ligadas ao SINPAF. A partir dos resultados, iremos ter um perfil das doenças que atingem todos os trabalhadores que fazem parte da base do sindicato”, afirmou o diretor de Saúde e Meio Ambiente do SINPAF.
O sindicato mais resiliente na jornada das
Plenárias Regionais e no 13º Congresso do SINPAF
O ano de 2023 marcou a volta das ações para a realização da 13ª edição do Congresso do SINPAF. O evento ficou sem ocorrer durante seis anos, por causa da pandemia de Covid-19. O ciclo de Plenárias Regionais foi de fevereiro a maio. Já o 13º Congresso do SINPAF ocorreu no mês de julho.
Os eventos reuniram delegados eleitos de todas as Seções Sindicais para debater temas como a erradicação da fome.
Por isso, o eixo “O Papel das Empresas Públicas na Luta contra a Fome” foi tratado em todas as plenárias e também no Congresso. Para além deste eixo, outros também fizeram parte dos debates. Também foram tratadas outras questões pertinentes aos trabalhadores e às trabalhadoras das empresas de base do SINPAF, tais como: a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, a participação das mulheres no movimento sindical e a reforma do Estatuto do SINPAF.
Confira algumas fotos das plenárias
Marcus Vinicius Sidoruck Vidal, presidente do SINPAF
“Depois de termos passado por um governo antitrabalhador, pudemos discutir estratégias para maior valorização das nossas empresas públicas e sobre como elas podem contribuir no combate à fome”
Um SINPAF contestador contra a
terceirização dos assistentes na Embrapa
A gestão Moretti acabou, mas vários problemas foram herdados. Dentre eles, a aprovação, em 16 de dezembro de 2022, da terceirização dos serviços agrícolas/rurais pelo Conselho de Administração da Embrapa (Consad). O ato administrativo alterou o Plano de Carreiras da Embrapa (PCE) e modificou as atividades/funções dos cargos dos assistentes. Desde então, o SINPAF luta pela revogação do documento.
Preocupado com as consequências do ato para a qualidade da pesquisa, o sindicato iniciou uma jornada de atividades contra a terceirização dos assistentes. As iniciativas incluíram mobilizações locais, atos, manifestações, diálogos com ministros, parlamentares e autoridades e reuniões com a Direção da Embrapa.
28/09
Reunião com a Embrapa: nova reunião, com o apoio do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT/RS), para reverter a decisão de terceirização dos assistentes. Saiba mais
26/09
Reunião com o ministro da Comunicação: pedido de intermediação para reverter a decisão de terceirização dos assistentes na Embrapa.Saiba mais
21/09
Campanha “Excluir os Assistentes é Precarizar a Pesquisa”: lançamento da campanha, instalação de outdoor em Brasília, divulgação em redes sociais e mobilização da categoria. Saiba mais
21/09
Ato dos Trabalhadores: participação em mobilização contra a proposta do ACT, a terceirização de assistentes e o assédio moral e sexual na Embrapa. Saiba mais
15/09
Reunião com Ministério do Trabalho: apresentação do problema da terceirização na Embrapa e busca de soluções junto ao Ministério. Saiba mais
27/07
Reunião com a Secretaria da Presidência da República: discussão sobre os aspectos negativos da terceirização dos assistentes na Embrapa.Saiba mais
12/07
GT sem Assistentes: pedido à Diretoria Executiva para a revisão da composição do referido Grupo de Trabalho (GT), para incluir mais técnicos e haver o reconhecimento dos assistentes. Saiba mais
10/07
Cobrança à Embrapa: reivindicação da revogação da decisão do Consad, que permitiu a terceirização de assistentes. Saiba mais
09/02
Mobilização contra a terceirização: ato “Terceirização, Não. Concurso Público Já!”, que contou com mais de 100 trabalhadores contra a terceirização.Saiba mais
07/02
Live sobre terceirização: o SINPAF realizou a live para esclarecer a categoria sobre alguns assuntos; dentre eles, a forma como a terceirização foi autorizada na Embrapa.
Saiba mais
16/01
Reunião com a Embrapa: apresentação de argumentos contra a terceirização, apoio ao concurso público e pedido de reversão da decisão do Consad. Saiba mais
20/12/22
Contra a decisão do Consad: solicitação de retirada do tema de pauta, sob a alegação de afronta ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e da necessidade de prévia análise sindical. Saiba mais
Participação do SINPAF nos eventos de
celebração dos 50 anos da Embrapa
Em 26 de abril deste ano, a Embrapa completou cinco décadas de existência. Ao longo de 2023, vários eventos marcaram a celebração do aniversário da empresa e o SINPAF foi convidado para participar de algumas homenagens; dentre elas, as sessões solenes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. As celebrações serviram para exaltar o sucesso da empresa, pela sua excelência em pesquisa agropecuária, inovação, geração de conhecimentos e tecnologias, em um modelo de agricultura e pecuária tropical.
Valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras da Embrapa: os eventos foram uma oportunidade para o SINPAF dizer quem são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da Embrapa, que são os/as seus/suas profissionais.
Participações em eventos:
# | Data | Evento | Local |
---|---|---|---|
1º | 25/04 | Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados | Brasília, DF |
2º | 27/06 | Sessão Solene no Senado Federal | Brasília, DF |
3º | 07/07 | Sessão Solene na Assembleia Legislativa | Mato Grosso do Sul, MS |
4º | 22/08 | Sessão Solene da Câmara Municipal | São Carlos, SP |
5º | 27/09 | Cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados | Brasília, DF |
6º | 17/08 | Sessão Especial na Assembleia Legislativa | Bahia, BA |
São muitas histórias de luta e resistência de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que se cruzam com a relevância da Embrapa. Se hoje a empresa possui expressão nacional e internacional é porque existem pessoas no campo, no administrativo, nas pesquisas, de ponta a ponta, colocando sua força de trabalho.Depoimento de Marcus Vinicius Sidoruck Vidal - presidente do SINPAF
O SINPAF como protagonista na criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa
Uma articulação política inédita do SINPAF resultou na criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa. A Frente tem o objetivo de promover o diálogo entre os parlamentares, o governo e a sociedade civil, além de reforçar a Embrapa como instituição estratégica para o País, contribuindo para o aumento sustentável da produção agrícola e a preservação dos recursos naturais.
A frente será uma ferramenta importante para pautar discussões de interesse não só da Embrapa, mas também dos trabalhadores e das trabalhadoras que construíram e constroem essa gigante da tecnologia agropecuária tão importante que está aí hoje, produzindo tecnologia para o povo brasileiro. A partir de agora, nós temos um espaço de fala, por ser uma frente mista, no qual poderemos juntar os senadores e deputados para discutir assuntos importantes e dar visibilidade para a Embrapa, com o intuito de fazer com que as pessoas conheçam e entendam a realidade e as necessidades da empresa”, argumentou o diretor de Relações Institucionais do SINPAFDepoimento de Zeca Magalhães
O SINPAF determinado na busca
de diálogo com o governo
De outubro do ano passado a outubro de 2023, o SINPAF estabeleceu um diálogo com diferentes esferas do governo. A atuação do sindicato foi em prol de algumas pautas dos trabalhadores e das trabalhadoras das empresas de base que ele representa.
Os temas tratados nas reuniões tiveram o objetivo de trazer soluções para os problemas enfrentados pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras, tais como: a terceirização, o desmonte das empresas públicas, o assédio moral e sexual no local de trabalho, a realização de concursos públicos, a simplificação de processos burocráticos na Embrapa, a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, o combate à corrupção e o fim do aparelhamento político na Codevasf, dentre outros assuntos.
O SINPAF inspirador na defesa
dos direitos das mulheres
Cerca de 100 Margaridas do SINPAF marcharam no dia 16 de agosto deste ano pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver. O grupo foi formado por trabalhadoras da Embrapa, da Codevasf e da Pesagro de 12 estados e do Distrito Federal. As mulheres do sindicato participaram da mobilização desde a primeira edição, mas desta vez a adesão foi muito maior. E uma novidade do grupo foi a participação de duas agricultoras rurais, convidadas especiais do SINPAF.
A organização das ações para a Marcha contou com a participação de duas diretorias: a Diretoria das Mulheres e a de Políticas Sociais. O evento foi uma oportunidade para a entidade reafirmar o seu compromisso com a luta por liberdade, democracia e igualdade para todas as mulheres trabalhadoras.
Oficina Preparatória
Para a Marcha das Margaridas, o SINPAF promoveu uma Oficina de Formação Política das Teses da Marcha das Margaridas, para informar as mulheres do sindicato sobre o histórico, as conquistas e as expectativas do movimento. Saiba mais
Oficina das Mulheres do SINPAF
O sindicato promoveu o evento com o objetivo de construir coletivamente a pauta sindical das mulheres da entidade.
Organização de ações para o evento
O sindicato assegurou recursos para camisetas, chapéus, margaridas, faixas, fôlderes e lanches, além de produzir material informativo e mobilizar Seções Sindicais de diferentes regiões para a Marcha das Margaridas. Saiba mais
Sessão Solene e Oficina Borda Lutas
As margaridas do SINPAF participaram de uma Sessão Solene no Senado Federal e de uma oficina de bordado no pavilhão do Parque da Cidade.
Carta de Reivindicações para a Embrapa e a Codevasf
As mulheres do SINPAF entregaram uma carta de reivindicações às Diretorias da Embrapa e da Codevasf durante a Marcha das Margaridas.
Abertura oficial da Marcha
As margaridas do SINPAF participaram da abertura do evento no Pavilhão da Cidade, em Brasília, DF.
Marcha das Margaridas
Foi realizada uma cobertura jornalística, que contou com a contratação de especialistas em fotografia e produção de imagens do evento. Saiba mais
Divulgação de vídeo
O SINPAF produziu um vídeo sobre o evento, intitulado: “O Florescer das Mulheres do SINPAF na 7ª Marcha das Margaridas”. Veja o vídeo
O SINPAF persistente contra os retrocessos na Codevasf
Neste último ano, o SINPAF esteve muito ativo na defesa dos/das trabalhadores/as da Codevasf, quando utilizou estratégias variadas, desde manifestações até negociações e diálogos com o governo. Sua atuação reflete um compromisso sólido com a transparência, a valorização dos/das empregados/as e a promoção de condições de trabalho justas.
O SINPAF negociador na luta por melhorias nos ACT
Após a assinatura bem-sucedida do ACT 2022-2023 da Embrapa em março, com a garantia de um reajuste salarial de 100% do IPCA, as negociações para os ACT 2023-2024 da Embrapa e da Codevasf enfrentam desafios significativos.
Desde o início, o SINPAF buscou diversas vias de diálogo para atender aos pleitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. No entanto, as tratativas, em contraste com as expectativas em um governo democrático, têm sido marcadas por impasses.
Devido à intervenção da Secretaria de Governança das Empresas Estatais (SEST), tem sido um obstáculo a falta de autonomia da
Embrapa e da Codevasf para propor índices e aprovar cláusulas sociais. A SEST adota uma estratégia padronizada, o que limita o índice de aumento salarial para todas as empresas públicas.
As propostas da Embrapa e da Codevasf, que apresentam um índice de 3,45% para salários, foram rejeitadas pela categoria. As Comissões Nacionais de Negociação do SINPAF (CNN-SINPAF) lutam por mais avanços, especialmente nos auxílios-alimentação, creche e filhos com deficiência. Os integrantes das CNN participaram ativamente de 20 rodadas de negociação com a Embrapa e de sete com a Codevasf.
O SINPAF ambicioso na evolução da comunicação
O SINPAF experimentou um significativo fortalecimento em seu setor de comunicação, desempenhando um papel importante para todas as diretorias e contribuindo de maneira ativa para o sucesso das campa-nhas e a resolução das demandas sindicais.
No último ano, a equipe de comunicação do SINPAF, incansável em sua dedicação, criou novas estratégias para o setor. Vale citar a produção de um outdoor como parte de suas campanhas. Essa ação ganhou visibili-dade e foi mais um instrumento de pressão e cobrança junto às empresas e ao governo. Outra estratégia importante foi a atuação mais acirrada do SINPAF em pautas de interesse da sociedade, como é o caso da violên-cia contra as mulheres. Um calendário de datas importantes também foi explorado nas redes sociais e distribuído para a categoria.
As redes sociais, em particular, ganharam vida, com uma presença mais marcante, proporcionan-do um canal dinâmico de interação com os membros e a comunidade em geral. Contudo, para o próximo ano, o sindicato promete surpresas ainda mais empolgantes nessa área para uma interação mais robusta e envolvente com seus membros.
Uma das inovações notáveis do sindicato foi a contratação de mais uma jornalista, o que forta-leceu mais ainda a comunicação. Essa expansão COMUNICAÇÃO no grupo foi importante para lidar com as inú-meras atividades diárias e garantir que projetos específicos, como a cobertura da Marcha das Margaridas, fossem tratados com mais eficiência.
Além de atender às demandas diárias, a equipe de comunicação do SINPAF mostrou sua versati-lidade, ao desenvolver material próprio, como o vídeo inspirador sobre o Outubro Rosa. Essa capa-cidade de criação interna destaca a habilidade da equipe em abraçar projetos diversos e comunicar as mensagens essenciais de maneira impactante. Diante desse panorama de sucesso, o SINPAF vislumbra um 2024 ainda mais promissor para o seu setor de comunicação, antevendo inovações contínuas, maior engajamento nas redes sociais e uma abordagem dinâmica para atender às necessidades de seus membros e da comunidade em geral, que estão em constante evolução.
O sindicato reitera seu compromisso em fortalecer a voz dos/das trabalhadores/as de pesquisa e desenvolvimento agropecuário, por meio de uma comunicação eficaz e estratégica.
O SINPAF incansável nas suas atividades
Fora, gestão Moretti! – o SINPAF enfrentou desafios relacionados ao ex-presidente da Embrapa, incluindo redução de orçamento, terceirização, assédio moral e outras questões. Ele respondeu com ações coordenadas, como notas de repúdio, mobilizações e reuniões com parlamentares. Em abril, Silvia Massruhá tornou-se a primeira presidente mulher da Embrapa e, desde então, o diálogo foi retomado com a empresa.
Pesagro – o SINPAF esteve duas vezes na Pesagro, em 19/12/22 e em 03/10/23, buscando soluções para o ACT, não renovado há 21 anos. Na primeira visita, discutiu-se a possibilidade da intervenção sindical e de ações políticas. Na segunda, elaboraram-se propostas com sete cláusulas para um novo ACT, destacando-se a importância do diálogo.
Em 31/10/2022 – Combate ao assédio: o SINPAF atuou contra o assédio na Embrapa, divulgando casos e pressionando por medidas efetivas, incluindo a criação da Comissão Permanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral. A Embrapa negligenciou ações necessárias, o que resultou em diversas denúncias.
Em 31/10/2022 – Comemoração dos 15 anos da Casembrapa houve a participação do SINPAF nas celebrações, que destacaram a relevância da operadora de saúde, que atendeu mais de 27 mil beneficiários ao longo dos anos.
Em 22/11/2022 – Posse da Diretoria Nacional e Auditoria Fiscal Nacional: a cerimônia de posse reafirmou compromissos com a categoria, em evento que contou com a presença de parceiros sindicais e elogios da deputada federal Erika Kokay.
Em 18/01/2023 – Encontro com o presidente Lula e centrais sindicais: o SINPAF participou de reunião com o presidente Lula e líderes de centrais sindicais, que contou com a discussão de temas como o reajuste do salário mínimo e perspectivas trabalhistas.
Em 23 e 24/01/2023 – Participação no Fórum Social Mundial: Diretores do SINPAF estiveram no evento em Porto Alegre (RS), para a discussão de questões relacionadas à Embrapa com deputados federais.
Em 08/03/2023 – Live do Dia Internacional da Mulher: houve a realização de uma live em parceria com a Diretoria de Políticas Sociais e Cidadania no Dia Internacional da Mulher, que abordou experiências de mulheres ativistas.
Em 30/06/2023 – Protesto contra Campos Neto: houve a instalação de um outdoor em Brasília (DF) cuja mensagem exigia a saída do presidente do Banco Central, Campos Neto, devido às altas taxas de juros.
Em 13/07/2023 – Defesa dos Trabalhadores da EMPAER/PB: ocorreu a união entre dois sindicatos para defender os direitos dos trabalhadores da EMPAER/PB, que trouxe a discussão de questões como o Acordo Coletivo de Trabalho e o Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV).
Em 02/08/2023 – o SINPAF marcou presença no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, apoiando a iniciativa, que foi coordenada pela deputada federal Camila Jara (PT/MS). A Frente objetiva garantir a proteção da fauna, da flora e dos povos originários do Pantanal, além de debater práticas sustentáveis na produção agropecuária. A deputada destacou a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento que permita o crescimento do agronegócio sem desmatamento. O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, afirmou que o sindicato apoia a proteção ambiental e a qualidade de vida dos trabalhadores, destacando a importância da Embrapa Pantanal. Débora Calheiros, representante da Embrapa Pantanal, entregou à deputada um documento que apontava ameaças ao meio ambiente. O diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Pedro Melo, ressaltou a responsabilidade do SINPAF na defesa do Pantanal. O diretor de Relações Institucionais, Zeca Magalhães, elogiou o papel da deputada nas pautas da Câmara Federal. O evento contou com a presença de outros membros do SINPAF.
De 14 a 16/08 – Visita à Embrapa e à Codevasf no semiárido: houve a realização de visitas e reuniões em Juazeiro (CE) e Petrolina (PE), que trouxeram a discussão de temas como o Acordo Coletivo de Trabalho e o saldamento do Plano BD da Embrapa.
Em 18/08 – Visita à Embrapa Pecuária Sudeste: o encontro na unidade da Embrapa Pecuária Sudeste abordou temas como o Acordo Coletivo de Trabalho, normas de transferência, concurso público e ações do sindicato.
De 18 a 20/08 – Congresso Estadual da CUT-DF: o SINPAF foi representado por nove delegados no Congresso Estadual da CUT (Cecut). O evento debateu temas como a conjuntura política local e nacional, além de aprovar o Plano de Lutas e eleger uma nova diretoria para a CUT-DF para o quadriênio 2023/2027. O diretor de Relações Institucionais do SINPAF, Zeca Magalhães, passou a compor a Diretoria Estadual da CUT-DF na gestão 2023-2027. A escolha foi realizada durante o Congresso Estadual da CUT-DF (Cecut-DF).
Em 19/09 – Retomada do diálogo sobre a Reforma Estatutária com a Casembrapa: a reunião objetivou discutir a proposta de Reforma Estatutária do Plano de Saúde, com o compromisso de buscar melhores condições e qualidade de vida para a categoria.
De 19 a 22/10 – 14º Congresso Nacional da CUT: a equipe do SINPAF foi representada no 14º Congresso Nacional da CUT por: Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do SINPAF; Zeca Magalhães, diretor de Relações Institucionais e também membro da Diretoria Estadual da CUT-DF; e Ilmarina Menezes, diretora de Políticas Sociais e Cidadania. O Congresso é um marco importante para os sindicatos filiados à CUT em todo o País e tem o objetivo de nortear a organização dos trabalhadores e das trabalhadoras nos próximos anos. O tema deste ano foi: “Luta, Direitos e Democracia que Transforma Vidas”. Durante o evento, várias articulações foram feitas pela equipe do SINPAF; dentre elas, o encontro com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, no qual foi tratada a terceirização dos assistentes na Embrapa.