Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Seção Sindical Aracaju se mobiliza contra proposta da Codevasf de 2,5% de reajuste

22 de junho de 2023
Por: Gisliene Hesse

Na manhã de hoje, 22/06, trabalhadoras e trabalhadores da Seção Sindical Codevasf Aracaju reagiram à proposta apresentada pela empresa na primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Codevasf 2023-2024. A Codevasf ofereceu 2,5% (60% do IPCA) de reajuste nas cláusulas econômicas. Além disso, nenhuma cláusula nova apresentada pelo SINPAF foi aceita. A empresa também sugeriu a retirada de direitos pactuados há tempos.

As trabalhadoras e trabalhadores mostraram indignação com a forma pela qual a empresa tratou suas reivindicações e mandaram o recado: Merecemos Respeito. “É inacreditável que a Codevasf não priorize o diálogo e nos apresente uma proposta irrisória. Pedimos respeito”, reforçou Jorge Menezes Vidal, presidente da Seção Sindical Codevasf Aracaju e Diretor Nacional de Formação Sindical.

As trabalhadoras e trabalhadores pedem 21,75% de reajuste referente às perdas acumuladas desde o ano de 2017. A proposta foi baseada em estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese).

Os 2,5% também foram oferecidos para os auxílios alimentação/refeição. Neste item, a categoria já acumula perda de 37,73%. Desde 2017, os trabalhadores e trabalhadoras recebem R$ 1.015,50. Em relação ao auxílio creche, babá, pré-escola e filhos ou parentes com deficiência, o último reajuste foi de 3,97% em 2018.  Atualmente, a categoria recebe 516,72 e deveria estar em R$ 683,61.

Leia mais

Leia mais