Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Manifestação do SINPAF surte efeito e Codevasf reinicia análise de reivindicações

28 de junho de 2023
Por: Camila Bordinha

Surtiu efeito a mobilização realizada pelo SINPAF na manhã desta quarta-feira, 28 de junho, na sede da Codevasf, em Brasília-DF. O presidente da empresa, Marcelo Andrade Moreira Pinto, recebeu o SINPAF e a CUT, com a articulação do deputado federal Carlos Veras (PT-PE). Na reunião, ficou acordada a retomada da negociação para que se analisassem as reivindicações da categoria uma a uma.

O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, informou que as trabalhadoras e os trabalhadores não aceitam a proposta da empresa, que não atendeu nenhuma reivindicação da pauta, apresentou um índice que não recompõe as perdas ou o último período (2023-2024) e ainda quer retirar direitos consolidados há anos. “Quero reforçar que nossa categoria não aceitará nenhum direito a menos,” afirmou Marcus Vinicius.

De acordo com o presidente da empresa, ele irá pessoalmente à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério de Gestão e Inovação do Serviço Público, para buscar uma nova proposta ao sindicato. “A princípio, as diretrizes que recebemos do ministério foi para evitar cláusulas que envolvam assuntos de gestão, compromissos futuros ou que não tenham previsão orçamentária,” explicou.

Já o deputado Carlos Veras se colocou à disposição para contribuir com as reivindicações da categoria. “Com os resultados que tivermos aqui, a gente volta a se falar e o que tiverem dificuldades, nós discutiremos no parlamento,” disse deputado federal.

O presidente da CUT-DF. Rodrigo Rodrigues, também comentou sobre a falta de autonomia das empresas e sugeriu que fossem revistas as pautas mais amplas, ponto a ponto, e que as divergências fossem anotadas. “sabemos que, quando se trata de gestão pública, nem sempre as empresas têm autonomia, mas precisamos garantir que o que for acordado seja cumprido,” comentou.

Logo após a reunião, a Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF deu retorno à categoria, que estava mobilizada na porta da empresa e, em seguida, retornaram à mesa de negociação ainda pela manhã, a qual se estendeu até o final do dia.

RESULTADOS DA MESA

As Comissões de Negociação do SINPAF e da Codevasf analisaram cláusula a cláusula, a pauta proposta pela categoria, e separaram aquelas que já ficaram acordadas, outras que ficaram suspensas para debates mais detalhados sobre cada assunto e, ainda, aquelas que a empresa solicitou exclusão.

Ficaram acordadas 20 cláusulas completas e 12 parcialmente. E ainda não houve nenhuma nova proposta para o índice de reajuste salarial e das cláusulas econômicas. LEIA A ATA AQUI

O ACT vigente também foi prorrogado até 31 de julho, para que sejam esgotados os debates a cerca da pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras. LEIA O TERMO AQUI

MANIFESTAÇÕES

As Seções Sindicais nas Superintendências da Codevasf também fizeram manifestações contra os 2,5% de reajuste salarial proposto pela empresa.

Veja fotos abaixo:

Seção Sindical Codevasf Sede (Brasília-DF):

Seção Sindical Penedo/Maceió (5ª SR):

Penedo

Centro Integrado de piscicultura e aquicultura:

Centro de Piscicultura em Porto Real de Colegio/AL:

Seção Sindical Montes Claros-MG (1ª SR):

Leia mais