Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Plenária NOrte

Belém do Pará sediará a Plenária Regional Norte no próximo fim de semana

4 de abril de 2024
Por: Gisliene Hesse

A partir do próximo sábado, 6/4, Belém do Pará será sede da 28ª Plenária Regional Norte. A terceira plenária do ano contará com cerca de 50 pessoas, entre delegados e delegadas, de sete Seções Sindicais, convidados e palestrantes. Os temas principais das discussões seguem àqueles que foram abordados nas plenárias Centro-Oeste e Sudeste.

Análise de conjuntura com abordagem dos problemas socioeconômicos e políticos enfrentados atualmente pelo Brasil e a interferência deles no movimento sindical, diversidade e inclusão, movimento sociais e combate à fome, desafios nas relações de trabalho, com enfoque nas negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho e terceirização, assédio sexual e moral no ambiente de trabalho, saúde dos trabalhadores, entre outros temas.

A abertura do debate está marcada para 8h, com participações especiais da presidenta da CUT/PA, Vera Paoloni, e do Chefe Geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário de Paulo Lemos. Na mesa também estarão o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, a presidente da Seção Sindical Pará, Ilmarina Campos Menezes, e a diretora da regional norte do SINPAF, e Michelliny Pinheiro de Matos Bentes.  

(Confira a programação completa no fim do texto)

Terceirização

A terceirização será um dos temas de destaque da Plenária. O SINPAF tem tentado, desde o ano passado, reverter o cenário da terceirização com ações junto à empresa, aos parlamentares e mobilizações com os empregados e empregadas. No entanto, recentemente, uma nova resolução do Conselho de Administração da Embrapa (Consad) abriu mais ainda as possiblidades para a prática. Antes a proposta de terceirização era específica para o cargo de Assistentes, agora a empresa irá terceirizar as secretárias.

Veja abaixo os principais problemas da terceirização:

planfleto preto e branco sobre a terceirização.

Confira abaixo a programação

Veja mais abaixo

Especial Plenária Sudeste

Especial Plenária Centro-Oeste

Leia mais