Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Manual de Identidade Visual

Para garantir a força da nossa imagem, devemos trabalhar sempre orientados pela identidade da marca e pelos valores que ela representa. As expressões da marca do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF) são reflexos de quem somos.

Por meio de uma comunicação bem elaborada e consistente, reforçamos a imagem e os valores do SINPAF, tendo como apoio os seguintes elementos essenciais: marca, cor, tipografia e elementos gráficos. Neste manual, apresentamos as regras que são a base para nossa identidade. Por meio dos elementos básicos do nosso sistema visual, este manual aponta as diretrizes necessárias para a correta utilização da nossa marca, garantindo uma linguagem consistente, padronizada e alinhada com a estratégia da identidade visual do SINPAF.

Manual de Identidade Visual (MIV) do SINPAF 19.01 Mb

Elementos essenciais da marca

Marcar
Cor
Tipografia
Elementos Gráficos
É o conjunto de elementos gráficos essenciais que compõem o universo da marca. Neste manual, apresentaremos regras e orientações para utilizá-lo de maneira coerente e padronizada, transmitindo o sentido desejado em todas as manifestações da marca. Acima estão os ingredientes básicos que usamos para criar uma expressão visual única para o SINPAF: a marca, a paleta de cores, a tipografia a institucional e os elementos gráficos de apoio.

Síbolos e logotipo

Marca SINPAF
A marca, entre todos os elementos de identidade visual, é o mais representativo. Como uma síntese gráfica, ela nos identifica de forma rápida, direta e inequívoca. A nossa marca é uma composição entre símbolo e logotipo. O uso dissociado desses elementos é restrito para casos especiais. Ao utilizar a marca SINPAF de forma consistente, teremos a possibilidade de consolidar a nossa imagem e reconhecimento, de forma global.
Símbolo
Auxilia no rápido reconhecimento visual da marca.
Logotipo
Enuncia e representa o nosso nome

Assinaturas

Assinatura centralizada (Principal)
Símbolo alinhado ao centro, acima do logotipo na horizontal.
Assinatura Horizontal
O símbolo à esquerda com o logotipo à direita.
A marca possui três assinaturas: horizontal, centralizada, A escolha adequada é de nida pelo formato dos materiais, conforme indicado ao lado.

Símbolo

Priorize sempre a versão completa da marca (horizontal ou centralizada). Opte pela assinatura com apenas o símbolo nas situações de restrição de aplicação, seja por dimensões reduzidas ou processos de reprodução. Para a sua correta aplicação, siga sempre as diretrizes contidas neste guia.
Grid
Nos diagramas acima, o módulo principal “x”, corresponde à altura do símbolo verde, juntamente com a sua subdivisão, formada pelo módulo “y”, que equivale a 1/5 de “x”, sendo assim a base do grid. O grid é essencial para a manutenção das proporções, espaços e medidas.

Malha construtiva - assinatura horizontal

Grid
Para garantir o posicionamento consistente de cada um dos elementos que constituem a marca, foi desenvolvido um grid que assegura a reprodução e aplicação da marca em qualquer tipo de suporte. Nos diagramas acima, o módulo principal “x”, corresponde à altura do G azul, juntamente com a sua subdivisão, formada pelo módulo “y”, que equivale a 1/5 de “x”, sendo assim a base do grid. A utilização do grid é essencial para o alinhamento da tipografia e dos elementos gráficos que compõem a marca, além de ser usado para a manutenção das proporções, espaços e medidas. A proporção símbolo/logotipo é diferente nas assinaturas centralizada e horizontal. Por isso, utilize sempre arquivos originais.

Área de não-interferência

A área de arejamento envolve e protege a marca, evitando a interferência de outros elementos, como títulos, textos, imagens e margens nos materiais impressos. O arejamento indicado é a área mínima. Sempre que possível, o espaço livre em torno da marca deve ser maior que o arejamento mínimo.
A área de arejamento envolve e protege a marca, evitando a interferência de outros elementos, como títulos, textos, imagens e margens nos materiais impressos. O arejamento indicado é a área mínima. Sempre que possível, o espaço livre em torno da marca deve ser maior que o arejamento mínimo.

Redução máxima

A marca deve ser ampliada ou reduzida proporcionalmente (sem distorção) para atender às necessidades específicas de cada peça de comunicação. Para garantir a legibilidade da assinatura, existem tamanhos mínimos permitidos de aplicação da marca.
Material impresso
Para materiais impressos, a redução máxima é 50 mm de largura para a assinatura horizontal. Para a assinatura centralizada, o mínimo de redução é 55mm de largura. Considerando que existem variados processos de impressão e produção, recomendamos a realização de provas de legibilidade quando aplicada em tamanhos reduzidos.
Bordado
Para aplicações da marca em bordado sobre tecidos de camisetas, casacos, bonés e pastas, utilize a versão colorida sem efeito tridimensional. A redução máxima é de 70 mm de largura para a assinatura horizontal e 60 mm de largura para a versão centralizada.
Mídia digital
Em mídia digital, a redução máxima é de 350 pixels de largura para a assinatura horizontal e 250 pixels de largura para assinatura centralizada. Em telas de alta resolução, essas medidas podem resultar em uma marca muito pequena. Nesses casos, o tamanho mínimo deverá ser aquele que ainda ofereça boa legibilidade.

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