Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
imagem da mesa da assembleia com 6 diretores. Na frente o diretor suplente de saúde do SINPAF, Sérgio Cobel

SINPAF participa de assembleia com empregados/as da Embrapa Algodão

23 de abril de 2024
Por: Gisliene Hesse

Após realizar no último fim semana a Plenária Nordeste, nesta segunda-feira, 22/4, a Diretoria Nacional do SINPAF participou de assembleia com trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa Algodão, em Campina Grande, na Paraíba. As discussões trataram do Acordo Coletivo de Trabalho da Embrapa 2024-2025, da terceirização, do Saldamento do Plano BD da Ceres, da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa e da pesquisa sobre saúde que o sindicato, juntamente com o Diesat, lançará, em breve, o questionário para ser respondido pela categoria.

Os diretores do SINPAF foram recebidos pelo diretor da unidade Marco Aurélio e contaram com uma plateia de cerca de 60 empregadas e empregados da Embrapa Algodão. “Foi um momento muito positivo, pois tivemos a oportunidade de nos aproximar e de dirimir dúvidas junto à categoria. Valeu muito a pena”, apontou Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

ACT da Embrapa

A DN do SINPAF explicou que a negociação do ACT da Embrapa 2024-2025 teve início na semana passada e foi inaugurada com celeridade nas tratativas. As discussões iniciaram-se apresentando um rol de 16 cláusulas em que já havia acordo anterior e, na sequência, requereu a suspensão das cláusulas econômicas.

 “O SINPAF tem a esperança de que as tratativas irão ocorrer de forma mais célere em 2024”, ressaltou Adilson F. Mota, Diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários do SINPAF.

Veja abaixo como foram as duas primeiras mesas de negociação do ACT:

Negociações do ACT da Embrapa 2024-2025 iniciaram hoje

Plenária Nordeste, ACT da Embrapa e Jornada da Terceirização marcam a atuação do SINPAF

Terceirização

Outro assunto que ganhou destaque na assembleia foi a terceirização na Embrapa. O SINPAF explicou que se a terceirização for realmente realizada, os rumos da pesquisa agropecuária podem mudar e corre o risco, inclusive, de uma privatização da Empresa.

“Fizemos uma jornada contra a terceirização na semana passada com a participação de integrantes de todas as seções sindicais. O objetivo foi pressionar a empresa e o governo federal a mudarem postura em relação a terceirização. Hoje, os Assistentes são terceirizados, quem nos garante que em um futuro próximo teremos mais retrocessos” disse Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

Os diretores também explicaram que precisam fazer articulações políticas para derrubar o que está previsto na resolução do Conselho Administrativo de Embrapa. “Da semana passada para cá, já fizemos repetidas mobilizações dentro da empresa, bem como vigília fora da empresa, reuniões com ministro e com o governo federal”, não iremos descansar enquanto não revertermos a terceirização na Embrapa”, afirmou Antônio Guedes, Diretor financeiro-administrativo do SINPAF.

Confira mais informações nos links abaixo:

Embrapa busca saída fácil por meio da terceirização, mas SINPAF não vai desistir da luta

 Embrapa: SINPAF realiza mobilizações para barrar a terceirização

Jornada do SINPAF contra a terceirização na Embrapa finaliza com reunião na Presidência da República

Saldamento do Plano BD da Ceres

Os diretores também trataram do Saldamento do Palno BD da Ceres. Adilson F. Mota voltou a pontuar os problemas com o Saldamento. Entre eles, a falta de transparência nas informações sobre o tema, o fato de se tratar de um benefício muito importante para os empregados e empregadas, já que envolve a aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras e citou toda a trajetória de ações do SINPAF em prol dos problemas encontrados no Saldamento.

“As pessoas passam a vida inteira pagando por esse plano previdenciário. Precisamos compreender que para tomarem decisões sobre o benefício, os empregados e empregadas necessitam estar ciente de todos os prós e contras”, afirmou Adilson F. Moda.

Mais informações sobre o tema abaixo:

Saldamento: Novo Diretor-presidente da Ceres faz visita ao SINPAF e participa de reunião

Categoria segue sem definição sobre o Saldamento do Plano BD da Embrapa

Saldamento: SINPAF participa de reuniões com a Diretoria da Embrapa e com a CERES

Pesquisa sobre saúde dos trabalhadores

Durante a assembleia, Sérgio Cobel, diretor suplente de saúde e meio ambiente do SINPAF, informou que a Diretoria Nacional vai lançar no mês de junho, durante a plenária Nacional, os resultados de uma pesquisa que traçará o perfil da saúde do trabalhador e da trabalhadora das empresas de base do sindicato em parceria com o Diesat – Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho.

O representante sindical ressaltou a importância da participação da categoria tanto para responder ao questionário da pesquisa, quanto para divulgar para os/as amigos/as.

“A intenção é que tenhamos pelo menos mil respostas. Sabemos o quanto é difícil o engajamento dos trabalhadores/as, mas ressaltamos que os dados irão nos ajudar a traçar um perfil epidemiológico da categoria”, destacou Cobel.

A pesquisa irá identificar três situações principais: 1) as doenças profissionais e os acidentes de trabalho (por contato com agrotóxico, perda de membro etc), 2) as doenças relacionadas ao trabalho (mais frequência, incidência) e as 3) as doenças comuns do conjunto da população (depressão, ansiedade, etc).

Diretores que participaram da Assembleia

Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do SINPAF

Antônio Guedes, Diretor financeiro-administrativo do SINPAF.

Adilson F. Mota, Diretor de Assuntos Jurídicos e Previdenciários do SINPAF

Sílvia Belloni- Diretora da Mulher e Diretora da Regional Centro-Oeste

Zeca Magalhães- Diretor de Relações Institucionais do SINPAF

Sérgio Cobel, diretor suplente de saúde e meio ambiente do SINPAF

Leia mais