Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
montagem de fotos com 10 imagens da assembleia. Da plateia e dos diretores do sinpaf.

DN do SINPAF participa de assembleia da Seção Sindical Pará

9 de abril de 2024
Por: Gisliene Hesse

Na manhã desta segunda-feira, 8/4, a Diretoria Nacional do SINPAF participou de Assembleia Extraordinária convocada pela Seção Sindical Pará, quando tratou das principais reivindicações que farão parte das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho da Embrapa -2024/2025 (ACT da Embrapa 2024/2025).

Cerca de 150 empregados e empregadas da Embrapa Amazônia Oriental e de campos experimentais tiveram a oportunidade de conhecer os representantes da Diretoria Nacional do SINPAF, mas também de entender melhor os principais pleitos que serão defendidos pela Comissão Nacional de Negociação do SINPAF (CNN do SINPAF). A Assembleia contou ainda com a participação de representantes das Seções Sindicais Amazonas, Acre e Rondônia.

O diretor financeiro da Seção Sindical Pará, Elanderson Soares, abriu a assembleia com a leitura do edital. Em seguida, a presidenta da Seção Sindical Pará , Ilmarina Menezes, fez os agradecimentos aos/às participantes e ressaltou a importância das discussões.

Em seguida, o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, fez um apanhado dos principais temas que serão tratados na negociação do ACT da Embrapa deste ano. “É muito importante que todos os/as empregados e empregadas estejam alertas e dispostos à luta, bem como acompanhando toda a negociação”, destacou Marcus Vinicius.

Ilmarina Menezes esclareceu, em entrevista à assessoria de comunicação do SINPAF, que os esforços feitos pela Seção na divulgação da assembleia valeram a pena. “Nós divulgamos amplamente essa assembleia extraordinária. Há muito tempo nós não víamos uma assembleia com uma quantidade tão expressiva de pessoas.  

Segundo o diretor de saúde da Seção Sindical Pará, Fabrício dos Santos, a aproximação dos representantes sindicais junto à categoria é primordial. “É unificando a categoria que nós iremos fortalecer o sindicato, que nós vamos conseguir novos benefícios e novas conquistas como a Elevação de Escolaridades para Técnicos e Assistentes da Embrapa”, destacou Fabrício.

Além dos desafios que serão enfrentados durante as negociações deste ano, foram debatidos temas como a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa, Terceirização dos Assistentes e das Secretárias da Embrapa, Saldamento do Plano Básico BD da Ceres e Casembrapa.

Casembrapa

A convite do SINPAF, os dois representantes da Casembrapa que estiveram no fim de semana na Plenária da Região Norte também fizeram parte das discussões da Assembleia. São eles:  o diretor administrativo da Casembrapa, Carlos Honorato, e a gerente operacional de saúde, Débora Elaine Fernandes.

Carlos Honorato e Débora Elaine falaram sobre os canais de comunicação e sobre a necessidade de modificação do Estatuto da Casembrapa para a sobrevivência do Plano de Saúde e das dificuldades que alguns/algumas trabalhadores/trabalhadoras têm de acessar alguns serviços da Casembrapa.

Muitas dúvidas dos empregados e das empregadas foram respondidas pelos dois representantes do plano de saúde. As principais dúvidas dos/das trabalhadores foram sobre as limitações de clínicas, a negação de procedimentos, as dificuldades no atendimento das clínicas que são filiadas atualmente, as questões de sustentabilidade do plano e os critérios de participação para as instituições.

“Os representantes da Casembrapa vieram esclarecer pontos que estavam obscuros e que os empregados e empregadas não tinham ciência”, completou Fabrício dos Santos.

Saldamento

O diretor de assuntos jurídicos e previdenciários, Adilson Mota, tratou do Saldamento do Plano Básico da Ceres. Ele apresentou as ações realizadas pelo SINPAF e como o sindicato está atuando em prol dos/as trabalhadores/as.

De acordo com o diretor, o grande problema é a falta de transparência sobre o processo. Por isso, o SINPAF defende a cobrança junto à diretoria-executiva da Embrapa para que suste o Saldamento até que todos os empregados não-iminentes tenham as informações necessárias sobre o benefício. Veja como o SINPAF está agindo aqui  

Saldamento: Novo Diretor-presidente da Ceres faz visita ao SINPAF e participa de reunião

Categoria segue sem definição sobre o Saldamento do Plano BD da Embrapa

Saldamento: SINPAF participa de reuniões com a Diretoria da Embrapa e com a CERES

Elevação de Escolaridade

Durante a assembleia, outro assunto que tomou conta das discussões foi a Elevação de Escolaridade para Técnicos e Assistentes da Embrapa. Atualmente, somente os pesquisadores possuem o benefício. Esse é um dos pleitos que está na pauta do ACT da Embrapa deste ano.

Na visão dos representantes sindicais e de membros da diretoria nacional e das diretorias regionais, a Elevação de Escolaridade é importante para que haja igualdade entre os empregados e empregadas da Embrapa.

“Os técnicos e assistentes precisam ser valorizados. Eu como Analista da Embrapa me solidarizo muito com esse pleito da Elevação de Escolaridade por entender que esses empregados e empregadas têm melhorado e procuram mais formação. Por isso, eles merecem ser reconhecidos”, afirmou Enila Nobre Nascimento, diretora de saúde suplente da Seção Pará.

Confira mais sobre a Elevação de Escolaridade aqui

Terceirização

A Diretoria Nacional do SINPAF também apresentou o cenário da proposta de terceirização que está em curso e explicou o quão ela é prejudicial para os trabalhadores e trabalhadoras. Na visão do sindicato, se hoje a proposta da Embrapa é terceirizar os Assistentes e Secretárias mais adiante ela pode terceirizar outros cargos da empresa.

O sindicato é contra a terceirização porque por diversos motivos e um deles, talvez o principal, é que ela precariza a pesquisa agropecuária desenvolvida pela empresa. Reconhecida como uma das três principais empresas públicas do Brasil, a Embrapa só chegou neste patamar e na excelência por causa do seu corpo de empregados e empregadas.

“Nós entendemos que a terceirização é um processo inicial de desestatização da Embrapa. Por isso deve ser rechaçado”, defendeu Ilmarina Menezes, presidente da Seção Sindical Pará.

Veja mais sobre a terceirização aqui

Outros integrantes do SINPAF que participaram da assembleia

Pedro Melo, vice-presidente e diretor de saúde e meio ambiente do SINPAF, Antônio Marcos e Jean Kleber, diretores de divulgação e imprensa do SINPAF, Silvia Belloni, diretora da mulher, Zeca Magalhães, secretário-geral e diretor de relações institucionais do SINPAF, e Michelliny Pinheiro Bentes, diretora da Região Norte do SINPAF, também fizeram parte do grupo de diretores da DN que participaram da assembleia extraordinária.

Leia mais