Codevasf: SINPAF convoca categoria para votar proposta da empresa
Por: Gisliene Hesse
A Diretoria Nacional do SINPAF convocou assembleias gerais extraordinárias para serem realizadas, entre hoje, 10, e amanhã, 11, em todas as Seções Sindicais da Codevasf. O objetivo é deliberar sobre a aprovação ou rejeição da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 (ACT Codevasf) apresentada pela empresa.
Na última semana, a Comissão de Negociação da Codevasf apresentou o reajuste salarial de 3,45%. A empresa ofertou o reajuste de 20% sobre os auxílios alimentação/refeição, auxílio baba/creche/pré-escola e auxílio para filhos com deficiência. Todos eles retroativos a data-base da categoria (01/05/2023).
A categoria luta por um reajuste salarial de 21,75% pelo INPC (perdas acumuladas de 2028 a 2023). Em relação aos auxílios, a categoria busca o aumento de 37,55% nos auxílios alimentação/refeição, filhos ou dependentes com deficiência.
Na tarde de hoje, 10, a assembleia da Seção Sindical Sede, em Brasília, rejeitou a proposta. Cerca de 150 empregados/empregadas participaram da votação. Somente cinco votaram a favor da proposta da empresa.
Cláusulas Sociais do ACT da Codevasf
A proposta da empresa também versa sobre dois itens sociais que foram discutidos pela Comissão Nacional de Negociação do SINPAF (CNN do SINPAF) e a Comissão da Codevasf. A Codevasf sinalizou positivo para a inclusão de uma cláusula nova sobre teletrabalho no ACT deste ano.
Outro item negociado foi sobre o Auxílio Assistencial de Prestação Continuada destinada aos empregados que possuem filhos com deficiência física ou mental, que deve ser comprovado por laudo médico.
O SINPAF lutou para que o benefício destinado a auxiliar nas despesas com tratamentos e/ou escolas especializadas, para filhos nessa condição, não precisasse de comprovação de despesas. A empresa acabou cedendo.
Ações do SINPAF
Além de realizar tratativas durante sete redadas de negociação junto à Comissão de Negociação da Codevasf, os representantes do SINPAF participaram de duas reuniões com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). Na última reunião, o sindicato questionou a secretaria sobre o 3,45% apresentado aos trabalhadores e também as dificuldades enfrentadas na negociação. Veja mais aqui
Os integrantes da CNN do SINPAF trataram também dos entraves da negociação em audiência com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Confira como foi aqui
“Estamos fazendo o máximo para que os trabalhadores e trabalhadoras sejam atendidos em suas reivindicações, mas temos encontrado resistência. A categoria busca pela recomposição das suas perdas”, argumentou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.
Assembleias nas Seções Sindicais
O SINPAF aguardará o resultado das outras assembleias para voltar a conversar com a empresa e decidir os próximos passos que serão dados para a Campanha Salarial da Codevasf.