Lula garante maior orçamento, Fávaro diz que não à terceirização e SINPAF entrega reivindicações ao governo
Por: Gisliene Hesse
A Diretoria Nacional do SINPAF participou nesta quinta-feira, 25/4, da cerimônia de comemoração dos 51 anos da Embrapa, na sede da empresa, em Brasília. O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius, fez parte da mesa principal do evento ao lado do presidente Lula (PT), de ministros de governo e da presidenta da empresa, Silvia Massruhá (veja no fim do texto toda a composição da mesa principal do evento).
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a Embrapa é “motivo de orgulho” para o país e é a “mãe máxima da tecnologia brasileira”. Além de pedir a seus ministros que se reúnam com a estatal para ouvir as demandas da empresa, como a necessidade de mais recursos para a Embrapa. “Façam uma reunião para a gente discutir quais são as necessidades da Embrapa, para que a gente possa atender”, frisou Lula.
O pedido de atenção do presidente Lula à recomposição do orçamento da Embrapa vai ao encontro do que o SINPAF defende.
“Defendemos um maior orçamento do que estamos recebendo hoje e que o uso desse orçamento seja priorizado para o combate à fome, dentro de uma perspectiva de uma Embrapa pública e inclusiva, que atenda àqueles que mais necessitam dos resultados das pesquisas e das tecnologias que ela produz”, destacou Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do SINPAF.
Lula assume o compromisso de ampliar recursos para a Embrapa
Terceirização
No evento, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a se posicionar abertamente contra a terceirização. E reiterou, mais uma vez, que não haverá terceirização no governo Lula. Na semana passada, durante a jornada de mobilização do SINPAF contra a terceirização na Embrapa, Fávaro já havia demonstrado o seu posicionamento (confira a matéria completa aqui).
Confira o vídeo com o depoimento do ministro aqui
Desde a primeira vez que foi proposta a terceirização na Embrapa, no fim de 2022, o SINPAF uniu forças para agir em várias instâncias contra a autorização da prática pela empresa. Entre as ações até agora estiveram reuniões com a Diretoria-Executiva da Embrapa, com parlamentares e com representantes do governo federal.
“Na semana passada, seções sindicais de todo o país se reuniram para reforçar ainda mais o coro contra a terceirização. Foram três dias de mobilizações, vigília e interlocuções junto ao governo e muita luta. Nossas ações, me parece, estão surtindo resultados”, afirmou Antônio Guedes, diretor administrativo-financeiro do SINPAF.
Embrapa: SINPAF realiza mobilizações para barrar a terceirização
Segundo o presidente do SINPAF, a terceirização da empresa é algo da Diretoria-Executiva da Embrapa e não de uma determinação do governo. “Não há concordância dentro do governo federal em relação à terceirização. Prova disso é o posicionamento contrário do ministro Fávaro”, ressaltou Marcus Vinicius.
O presidente do SINPAF ainda lembrou da importância para o orçamento adequado para a recomposição do quadro de trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa, bem como da importância dos empregados/as.
“Esperamos também que ao fazer esse concurso público, uma parte desse orçamento, o qual foi tratado hoje pelo presidente Lula, seja para a recomposição dos quadros. Como foi bem dito pelo ministro da agricultura e pela presidenta da Embrapa que a empresa é feita pelos seus/suas trabalhadores/as e como o sindicato defende. Nada mais justo do que valorizar quem construiu e deu o reconhecimento à Embrapa”, afirmou Marcus Vinícius.
Entrega da carta do SINPAF ao presidente Lula
Na ocasião, além do presidente do SINPAF, os diretores administrativo-financeiro e de relações institucionais do sindicato, Antônio Guedes e Zeca Magalhães, respectivamente, tiveram a oportunidade de entregar uma carta ao presidente Lula, na qual aponta três preocupações principais: o combate à fome, o aumento do orçamento da Embrapa e a terceirização dos assistentes e secretárias da empresa.
O presidente Lula recebeu a demanda e demonstrou interesse, além de entender a importância dos temas tratados no documento. No mesmo momento, o chefe do executivo entregou a carta ao ministro da Secretária-geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo.
Mais tarde, o presidente da República também solicitou ao presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, um complemento de informações com relação a todo o processo de terceirização dentro da empresa.
“O presidente Lula recebeu a nossa carta de forma muito gentil e também demonstrou interesse pelos assuntos que apresentamos a ele. Um deles, inclusive, que se trata do aumento do orçamento da Embrapa, foi destaque do discurso do presidente da República. Isso só demonstra que o SINPAF está no caminho certo”, completou Marcus Vinicius.
Autoridades que fizeram parte da mesa principal do evento
Presidente Lula
Janja Lula da Silva – primeira dama
Marcus Vinícius Vidal, presidente do SINPAF
Silvia Massruhá, presidenta da Embapa
Diná Suruí, cafeicultora indígena da etnia Suruí
Paulo Teixeira, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA
Esther Dweck, Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária – Mapa
Fernando Haddad, Ministro da Fazenda
Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação
Márcio Macedo, Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República