Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Sinpaf busca apoio do Ministério do Trabalho para destravar ACT da Embrapa

11 de setembro de 2026
Por: Thayná Cavalcante

Sinpaf busca apoio do Ministério do Trabalho para destravar ACT da Embrapa

A Diretoria Nacional do Sinpaf participou de reunião, nesta quinta-feira (10/9), no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para tratar das dificuldades de avanço nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2026-2027 dos trabalhadores e das trabalhadoras da Embrapa e solicitar a intermediação da pasta para destravar pautas prioritárias.

A vice-presidenta do Sinpaf, Jasna Luna, destacou que independentemente de lucro, prejuízo ou balanço social, algumas pautas são questões de boa vontade da gestão. “É escrever em um papel e fazer aquilo funcionar. Temos reivindicações históricas que não conseguimos sequer um compromisso da empresa. E é nesse sentido que queremos trabalhar. Nós não somos inimigos, o sindicato está tentando fortalecer a empresa”, alerta.  

Para o presidente da Seção Hortaliças, Oneilson Aquino, a Embrapa abriu mão da sua autonomia de negociação. “Precisamos de autonomia para negociar, a Embrapa não tem feito isso. Tentamos negociar e não querem, com a desculpa da falta de autonomia e sempre jogando a responsabilidade para outros atores. A diretoria da empresa sequer nos apresenta os estudos de impacto e não tem o traquejo político de conversar com o Conselho de Administração (Consad)”, lamenta.

O secretário-geral Antônio Guedes criticou a terceirização e a precarização da empresa. “A Embrapa já teve mais de 11 mil  trabalhadores e trabalhadoras no quadro, hoje tem aproximadamente 8 mil, com diversas pessoas em idade elevada, que mesmo assim têm feito o trabalho e continuam entregando o que a sociedade espera. A nossa busca por apoio é um grito de socorro para ir além da burocracia”, disse. 

Também estiveram presentes o diretor financeiro, José Vicente Magalhães e o diretor jurídico, Adilson F. Mota, ambos reforçaram as denúncias sobre a postura intransigente da diretoria da Embrapa.

O ministro Luiz Marinho fez o compromisso político de levar o pleito do Sindicato a outras instâncias do Governo Federal. 

Momento atual das negociações 

 A reunião no MTE é mais uma atividade da mobilização do Sindicato para pressionar pelo avanço das negociações do ACT 2026-2027 que, atualmente, está em mediação no Tribunal Superior do Trabalho, com a próxima reunião marcada para o dia 17 de setembro. Concluída a fase de escutas unilaterais, o TST deverá convocar reuniões conjuntas entre o sindicato e a Embrapa.  

A reunião contou com a participação do secretário executivo, Chico Macena; do secretário nacional de Qualificação, Emprego e Juventude, Henrique Eduardo Medeiros Aquino; da assessora especial, Ivonete Motta; e do assessor especial Raimundo Silva.

Leia mais