Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF visita categoria da Embrapa no Rio de Janeiro e flagra precarização nas unidades

19 de março de 2025
Por: Camila Bordinha

Nesta semana, a Diretoria Nacional do SINPAF (DN) visitou a categoria nas unidades da Embrapa que ficam no Rio de Janeiro: Solos, Agroindústria de Alimentos e Agrobiologia.

Os encontros fazem parte da promoção da Campanha de Filiação do sindicato, com o objetivo de convidar mais trabalhadoras e trabalhadores a contribuírem com a luta, ouvir os seus anseios, assim como atualizar os filiados sobre as últimas atividades do Sindicato: ACTs, Ações Jurídicas, Orçamento da Embrapa, entre outros.

Na manhã da segunda-feira, 17 de março, a Diretoria Nacional foi à Embrapa Solos, que fica no bairro do Jardim Botânico. E no dia seguinte, 18 de março, seguiu para a Embrapa Agroindústria de Alimentos, em Guaratiba, junto com o presidente da Seção Sindical local, José Carlos Sá Ferreira. Além da defasagem de pessoal, nessas visitas pelas Unidades a DN pôde observar e confirmar problemas na conservação e manutenção da estrutura predial, nas áreas abertas. O mais preocupante foi percebido em alguns laboratórios da Embrapa Solos que estão sem condição de uso o que remete ao desrespeito à segurança do trabalhador e da trabalhadora, assim como a defasagem de pessoal.

De acordo com Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente nacional do SINPAF, a situação de abandono observada nas unidades da Embrapa reflete a grave falta de orçamento da instituição. “Essa realidade ameaça a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras, que, apesar das dificuldades, continuam se empenhando para que a empresa não pare. Eles têm se dedicado cada vez mais, mesmo sem recursos financeiros, para garantir o funcionamento da Embrapa. É lamentável que, até o momento, não se perceba uma ação mais decisiva da diretoria executiva em busca de uma solução orçamentária”, afirma Marcus Vinicius.

O presidente da Seção Sindical Agroindústria de Alimentos, José Carlos Sá Ferreira, agradeceu a presença dos diretores nacionais e ressaltou a relevância do trabalho realizado nas bases. “Durante a assembleia com a DN do SINPAF, conseguimos conversar com 40 empregados, mesmo com a modalidade de teletrabalho ainda em vigor no local. Foram esclarecidas dúvidas e alinhadas algumas ideias. Por isso, é fundamental que continuemos esse trabalho com nossos filiados”, afirmou José Carlos, que também destacou a calorosa recepção da DN pelas chefias da unidade.

Ainda na terça-feira, 18 de março, a DN foi até a Embrapa Agrobiologia, em Seropédica, e foi acompanhada pela presidente eleita da Seção Sindical local, Carmelita do Espírito Santo. No local, a Diretoria do SINPAF encontrou um ambiente mais organizado para as trabalhadoras e trabalhadores em comparação às demais unidades no estado.

Os diretores que participaram destas visitas foram: Marcus Vinicius Sidoruk Vidal (presidente); Jean Kleber Silva (Comunicação); Antônio Aparecido Guedes (secretário-geral e diretor administrativo-financeiro); e Zeca Magalhães (Relações Institucionais).

Leia mais