
SINPAF realiza visitas aos trabalhadores da Embrapa e EMEPA na Paraíba
Por: Camila Bordinha
Nesta segunda-feira, 31 de março, a Diretoria Nacional do SINPAF esteve em visita às unidades da Embrapa Algodão, em Campina Grande, e ao Campo Experimental Alagoinha da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa).
Na reunião matutina com os funcionários da Embrapa, os principais pontos discutidos foram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), as ações judiciais, o orçamento da instituição e dois temas que geraram grande insatisfação entre os trabalhadores: o fornecimento do café da manhã e a insalubridade. A Diretoria Nacional também participou de uma reunião com o chefe em exercício da Embrapa Algodão, Daniel Ferreira, junto com o diretor da Seção Sindical local Amós Félix.
Um dos principais questionamentos foi o não cumprimento do ACT, que estipula o fornecimento de café da manhã aos trabalhadores e trabalhadoras. Em vez de garantir essa refeição, a empresa tem repassado uma mini cesta básica para que os (as) trabalhadores (as) preparem seu próprio café em casa. Isso, de acordo com os empregados, compromete tanto a qualidade nutricional dos alimentos quanto a qualidade dos produtos fornecidos.
Outro ponto crítico foi a questão da insalubridade. Diversos trabalhadores que atuam em áreas consideradas insalubres relataram que seus pedidos de adicional de insalubridade estão sendo negados, o que gerou descontentamento e frustração. A necessidade de reajustar o valor das diárias de viagem, que há mais de uma década não são revisadas, também foi outra reivindicação da categoria local.
À tarde, a Diretoria do SINPAF visitou o Campo Experimental Alagoinha, onde também trabalham empregados (as) da Embrapa. As reclamações sobre o café da manhã e a insalubridade foram novamente levantadas pelos trabalhadores e trabalhadoras, reforçando as dificuldades já relatadas pela manhã. Além disso, no caso dos trabalhadores da Emepa, a negociação do ACT também está em andamento, e as questões relacionadas à renovação do quadro de funcionários, sem concurso público, e à falta de recursos orçamentários para pesquisa, preocupam a categoria.
A Diretoria do SINPAF afirmou que continuará monitorando as questões levantadas durante as visitas e reforçou seu compromisso em lutar pela melhoria das condições de trabalho dos empregados da Embrapa e da Emepa.
Participaram das visitas na Paraíba: Marcus Vinicius Sidoruk Vidal (presidente nacional), Antônio Marcos Pereira (titular de comunicação) e Jean Kleber Silva (suplente de Comunicação), Antônio Aparecido Guedes (secretário-geral e diretor administrativo-financeiro), Zeca Magalhães (Relações Institucionais) e Sérgio Cobel (suplente de Saúde do Trabalhador e trabalhador na Embrapa Algodão).