Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Diretoria do SINPAF visita categoria no Semiárido brasileiro

5 de fevereiro de 2025
Por: Camila Bordinha

A semana no SINPAF começou com tudo! Na segunda e terça-feira, 3 e 4 de fevereiro, a comitiva de visitas da Diretoria Nacional ao Nordeste esteve na região do Vale do São Francisco, no Semiárido brasileiro. Eles realizaram assembleias em parceria com as Seções Sindicais da Codevasf Petrolina-PE, Embrapa Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

Pela primeira vez, a Diretoria Nacional teve a oportunidade de acompanhar a assembleia de votação do Acordo Coletivo do Distrito de Irrigação Bebedouro (PE), realizada na manhã de terça-feira, 4 de fevereiro.

Outra novidade foi o anúncio da recente autorização da Sest para a realização do Programa de Demissão Incentivada (PDI) da Codevasf.

Saiba mais detalhes sobre cada visita abaixo:

3ª Superintendência Regional da Codevasf

A primeira atividade do dia 3 de fevereiro, segunda-feira, realizada pela Diretoria Nacional (DN) com a Seção Sindical Petrolina, foi uma assembleia com as trabalhadoras e os trabalhadores da 3ª Superintendência Regional da Codevasf. O presidente da Seção Sindical, Paulo José, abriu e conduziu a assembleia, dando as boas-vindas e passando a palavra para os diretores nacionais.

O diretor Regional e de Comunicação, Antônio Marcos Pereira, ressaltou a importância da filiação e relatou sobre o suporte dado pela Diretoria Regional junto as lideranças da Seção Sindical Bom Jesus da Lapa-BA, para reestruturação da Seção Sindical na 2ª Superintendência Regional da Codevasf, e realização das eleições de novos representantes.

Já o diretor suplente de Saúde do Trabalhador, Sérgio Cobel, informou que o resultado da pesquisa de saúde, realizada pelo SINPAF com o Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho), será apresentado nas Plenárias Regionais. Somente após isso, será realizada uma live para apresentar a conclusão do estudo, no 2º semestre de 2025 ou logo após a Plenária Nacional do SINPAF.

Ainda o Diretor Suplente de Comunicação, Jean Kleber Silva, contou sobre a produção do documentário A Luta Continua e o aniversário de 35 anos do SINPAF. Jean Kleber também apresentou a nova campanha de filiação e as redes sociais da Diretoria Nacional do SINPAF.

O diretor suplente de Relações Institucionais, Paulo Roberto Santos, que é da região, saudou a todos e todas e reforçou a importância de os trabalhadores estarem filiados.

Jorge Severo, diretor da Seção Sindical Embrapa Petrolina, também acompanhou a DN na visita, como convidado, e contou aos participantes como ocorreu a adesão dos trabalhadores da Codevasf ao SINPAF. Assim como em seu depoimento no documentário de 35 anos do SINPAF, Severo relembrou que a base da Embrapa no Nordeste deu todo o apoio para a introdução da base da Codevasf ao sindicato.

O presidente nacional do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, elucidou os (as) trabalhadores (as) sobre a negociação do ACT 2024/2025 e a pauta de reivindicações para o período 2025/2026. Ele destacou a conquista, por meio de ação jurídica, do direito ao pagamento retroativo de benefícios como anuênios, quinquênios, licença especial, licença-prêmio e outros benefícios adquiridos por tempo de serviço, que foram congelados entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 devido à Lei Complementar nº 173/20. Marcus Vinicius também ressaltou que a Diretoria Nacional vai analisar o Plano de Demissão Incentivada (PDI) da Codevasf, que acabou de ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).

Embrapa Semiárido

Na parte da tarde de segunda-feira, 3 de fevereiro, além das apresentações da Diretoria Nacional do SINPAF sobre o Acordo Coletivo, a Pesquisa de Saúde do Trabalhador, as ações de Comunicação e a Campanha de Filiação, a assembleia de trabalhadoras e trabalhadores aprovou a Pauta Zero de Reivindicações para o Acordo Coletivo 2025/2026, além de eleger a Comissão Nacional de Negociação, entre outros assuntos sobre o ACT.

A assembleia, com a presença da Diretoria Nacional e com a nova campanha de filiação, também resultou em várias filiações na Embrapa Semiárido. Os Diretores Nacionais, em seguida, participaram de uma reunião com a chefia local da Embrapa Semiárido sobre as ações que o SINPAF tem realizado para contribuir com melhorias no orçamento da empresa para as pesquisas.

Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho

No Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), localizado entre o município de Casa Nova (norte do Estado da Bahia) e o município de Petrolina (Sudoeste do Estado de Pernambuco), a Diretoria Nacional do SINPAF comemorou, na manhã de terça-feira, 4 de fevereiro, a conquista do aumento real de 2% para o ACT 2025, além do reajuste de 10% no auxílio-alimentação (R$ 616). Também foi acrescentada uma nova cláusula que reconhece o “Dia do Trabalhador Rural” como ponto facultativo para os trabalhadores e as trabalhadoras do distrito.

Para o SINPAF, tanto a DN quanto a Seção Sindical, essa vitória demonstrou a força da união dos trabalhadores e a importância de estar filiado para manter um sindicato forte, capaz de promover negociações construtivas e benéficas aos trabalhadores.

Distrito de Irrigação de Bebedouro

Ainda na terça-feira, 4 de fevereiro, a Diretoria Nacional do SINPAF participou de uma aula sobre produção de alevinos e recomposição de espécies da ictiofauna do Rio São Francisco, com o engenheiro de pesca Marcelo Roberto dos Santos Barbalho. O trabalho é realizado pela Codevasf há mais de 40 anos e atende pequenos produtores, além de fazer o povoamento dos açudes no Nordeste.

O Distrito de Irrigação de Bebedouro (DIB) abrange um perímetro localizado na margem esquerda do Rio São Francisco, a 45 km da cidade de Petrolina (PE). No local, a DN se reuniu com o chefe da Unidade do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, Rozzanno Figueiredo.

A Diretoria Nacional do SINPAF também participou, ainda na manhã de terça-feira (4), da assembleia do ACT do DIB de 2025, que rejeitou a proposta e irá apresentar uma contraproposta à gestão do Distrito de Irrigação. Esta foi a primeira vez que a Diretoria Nacional do SINPAF participou da assembleia de votação de um ACT do DIB.

6ª Superintendência Regional da Codevasf

A Diretoria Nacional finalizou as visitas na Região do Semiárido brasileiro, nesta terça-feira, 4 de fevereiro, juntamente com a Seção Sindical Juazeiro-BA, na 6ª Superintendência Regional da Codevasf.

Seguindo o roteiro, a DN explicou sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2025, que ainda está em mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), e sobre a Pauta Zero de Reivindicações 2025-2026, que já está sendo apresentada às bases para aprovação e será entregue à Codevasf até o final de fevereiro. Além de apresentar a nova Campanha de Filiação, os diretores também trataram das ações jurídicas em curso na Diretoria Nacional do SINPAF.

Entre as principais dúvidas dos trabalhadores estavam a ação que suspendeu a demissão de empregados com 75 anos ou mais na Codevasf e o Plano de Cargos da empresa. Outro assunto levantado pelos filiados foi a Isonomia de Direitos e Benefícios, já que há distinção entre níveis de trabalho para o recebimento ou não de anuênios e quinquênios na Codevasf.

Por esta semana “foi só”! Mas, contemplando uma vontade da base e das direções locais, que é ter um maior contato entre a DN e os filiados, em breve, a Diretoria Nacional fará mais percursos na Região Nordeste. Fique atento nas nossas mídias sociais para não perder nenhuma informação.

Leia mais