Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Visitas da Diretoria Nacional do SINPAF à Pesagro Buscam Soluções para Problemas Estruturais

20 de março de 2025
Por: Camila Bordinha

Nesta semana, a Diretoria Nacional (DN) do SINPAF realizou visitas às instalações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) para entender as principais demandas da categoria e as condições de trabalho na instituição. A iniciativa visou ouvir diretamente as preocupações dos trabalhadores e das trabalhadoras e buscar soluções para os desafios enfrentados por eles e pela empresa.

A primeira visita aconteceu na Pesagro Niterói, no dia 17 de março, com a presença do presidente da Seção Sindical local, Ricardo Vieira da Silva. Na quarta-feira, 19 de março, a DN esteve na Pesagro Campos, em Campos dos Goytacazes, acompanhada pelos representantes da Seção Sindical local, José Roberto Borges e Cirlei Alves Fiuza.

Durante as visitas, a diretoria nacional se reuniu com o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques, e discutiu as principais reivindicações dos (as) trabalhadores (as), que incluem: a realização de um Concurso Público, a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e a criação de um Plano de Demissão Incentivada (PDI). Outro assunto debatido foi o Orçamento da empresa, que teve melhorias, mas ainda está aquém do necessário para que a Pesagro continue desenvolvendo suas atividades.

De acordo com o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, a principal preocupação é o quadro de pessoal da Pesagro, que não realiza concurso público há quase 30 anos. “A empresa precisa ampliar seu quadro para oxigenar e continuar cumprindo sua missão, além de valorizar aqueles que têm dedicado suas vidas à pesquisa agropecuária do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente.

Além de Marcus Vinicius, participaram das visitas os diretores Jean Kleber Silva (Comunicação), Antônio Aparecido Guedes (secretário-geral e diretor administrativo-financeiro) e Zeca Magalhães (Relações Institucionais).

Leia mais