Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF Nacional realiza assembleias com Trabalhadores do Distrito Federal e Goiânia

13 de fevereiro de 2025
Por: Camila Bordinha

Na terça e quarta-feira desta semana, 11 e 12 de fevereiro, a Diretoria Nacional (DN) do SINPAF juntou-se com as bases de trabalhadores das unidades da Embrapa Hortaliças, no Distrito Federal, e da Embrapa Feijão e Arroz, em Goiânia.

Saiba o que aconteceu:

Embrapa Hortaliças

Junto com a Seção Sindical Hortaliças, a DN acompanhou a assembleia que aprovou a Pauta Zero de Reivindicações da Embrapa para o período 2025/2026, realizada na terça-feira, 11 de fevereiro. Na pauta, as negociações do ACT 2024-2025, a crise orçamentária da Embrapa e esclarecimentos sobre ações na justiça, principalmente a ação das premiações de 2019. Leia mais sobre esta ação aqui.

Para o vice-presidente da Seção Sindical Hortaliças, Oneilson Aquino, o contato direto da DN com a base é fundamental, pois permite um diálogo aberto e direto sobre as necessidades e demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras. “A Diretoria Nacional deveria promover mais encontros como esse, para entender o que o sindicato está pensando, quais são os próximos passos e mostrar as ações realizadas. Um sindicato forte precisa estar próximo de sua base, ouvindo e planejando juntos. Afinal, o sindicato é feito pelas pessoas, pelos empregados, e é essencial estar sempre em sintonia com o que elas querem e precisam,” afirmou Oneilson Aquino.

Representando a DN, participaram deste encontro: o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal; os diretores de Comunicação titular e suplente, Antônio Marcos Pereira e Jean Kleber Sousa da Silva, respectivamente; o Secretário-geral e diretor administrativo-financeiro, Antônio Aparecido Guedes; e o diretor de relações Institucionais, José Vicente Magalhães.   

Embrapa Feijão e Arroz

Na quarta-feira, 12 de fevereiro, a Diretoria Nacional seguiu rumo à Goiânia, para conversar com os trabalhadores e as trabalhadoras da Embrapa Arroz e Feijão, nas Fazendas Capivara e Palmital, além de uma reunião com a chefia local, que tratou da crise orçamentária da empresa. Veja as fotos no final da Notícia.

Entre as diversas falas dos encontros com os trabalhadores e trabalhadoras, um destaque foi o companheiro Erick Marçal, que pontuou a necessidade do despertar da consciência de classe e da união da categoria, já que a empresa busca reforçar, propositalmente, a divisão entre assistentes, técnicos, analistas e pesquisadores, para além das diferenças salariais.

O presidente da Seção Sindical Goiânia, Waltterlenne Englen, reforçou a importância desses encontros, porque reduzem a distância entre a DN e a base de trabalhadoras e trabalhadores. “A diretoria tem acesso a ouvir da própria base, não só de nós dirigentes das seções, que são aqueles que vivem os problemas e usufruem das conquistas do sindicato”, assegurou o presidente da Seção Sindical. 

De acordo com Waltterlenne Englen, a assembleia com a Diretoria Nacional do SINPAF resultou em um despertar de classe, que mostrou que a união de todos e todas pode fortalecer ainda mais o sindicato. O presidente da Seção Sindical Goiânia também enfatizou: “foi uma reunião produtiva, que deixou a base ainda mais fortalecida e mostrou aos trabalhadores e trabalhadoras que não estão sozinhos, porque o SINPAF não para e só a luta nos garante!”

Nesta viagem, a DN foi representada pelo presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal; pelo diretor suplente de Comunicação titular, Jean Kleber Sousa da Silva; o Secretário-geral e diretor administrativo-financeiro, Antônio Aparecido Guedes; e o diretor de relações Institucionais, José Vicente Magalhães.

Veja mais fotos:

Leia mais