Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Trabalhadores da Codevasf Rejeitam Proposta e Anunciam Paralisação Nacional

18 de setembro de 2024
Por: Camila Bordinha

Em uma decisão unânime, sete das oito seções sindicais do SINPAF, que representam os trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), rejeitaram a nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela empresa. Apenas a Seção de Bom Jesus da Lapa (BA), que representa a 2ª Superintendência, não participou da assembleia.

Esta foi a terceira proposta apresentada pela Codevasf em 2024 e foi debatida nas Assembleias Gerais Permanentes convocadas pelo SINPAF entre os dias 13 e 17 de setembro.

Reajuste Inferior à Inflação

A proposta rejeitada pela categoria previa um reajuste de 80% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre maio de 2023 e abril de 2024, equivalente a 2,58% nas remunerações para o período de 2024/2025. Para 2025/2026, o reajuste seria de 100% do INPC acumulado entre maio de 2024 e abril de 2025. Esses índices também afetariam os auxílios refeição/alimentação, babá/creche/pré-escolar e o auxílio para filhos com deficiência.

Contudo, de acordo com estudos realizados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), os salários da categoria sofreram uma desvalorização de 19,74% desde 2019. No caso do auxílio-alimentação, o Dieese apontou que seria necessário um aumento de R$ 80,12 mensais apenas para recompor o poder de compra. A proposta, portanto, não apenas falha em recompor totalmente a inflação, como também sugere novas perdas para os trabalhadores.

Paralisação Marcada para 24 de Setembro

Após a rejeição da proposta, os trabalhadores decidiram realizar uma paralisação nacional em todas as superintendências regionais da Codevasf no dia 24 de setembro de 2024. O movimento tem como objetivo pressionar a empresa por condições mais favoráveis e demonstrar insatisfação com os termos do ACT.

O SINPAF convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da Codevasf a participarem da mobilização, ressaltando a importância da adesão coletiva para fortalecer a luta por melhores condições salariais e de trabalho.

Expectativas

O SINPAF espera que a paralisação leve a uma resposta positiva por parte da Codevasf, resultando em um novo acordo que atenda às expectativas e às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras.

Saiba mais:

Nova proposta da Codevasf impõe mais perdas de salários e alimentação

Leia mais