Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Terceirização na Embrapa domina discussões da Plenária Centro-Oeste

3 de março de 2024
Por: Camila Bordinha

Mesa de abertura também ressaltou o mês de luta pelos direitos das mulheres, com a essencial participação feminina na luta sindical, e o combate à fome.

A 26ª Plenária Regional Centro-Oeste, realizada neste sábado e domingo (2 e 3/3), começou destacando assuntos que nortearam os debates ao longo dos dois dias do evento. Além do mês da mulher (em março) e da participação feminina no sindicato, delegados e convidados ressaltaram a terceirização na Embrapa, o combate à fome, a luta contra as pautas da extrema direita e o futuro das negociações coletivas.

Veja todas as fotos do evento no final da notícia.

ABERTURA

Na mesa de abertura, representaram o SINPAF, o presidente Marcus Vinicius; a diretora Regional Centro-Oeste e da Mulher, Silvia Mara Belloni; e o presidente interino da Seção Sindical Goiânia, Waltterlenne Englen.

Também abriram os trabalhos da plenária, o deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO); o presidente da CUT-GO, Flávio Silva; o coordenador do Fórum Goiano em Defesa dos direitos da Democracia e Soberania, João Pires Junior; da integrante do Movimento Camponês Popular (MCP) de Goiás, Jéssica da Silva, e os chefe-geral e chefe-adjunto de Administração da Embrapa Arroz e Feijão, respectivamente, Fernando Magela e Élcio Perpétuo Guimarães.

TRAILER DE DOCUMENTÁRIO

Na abertura do evento, foi transmitido o trailer do documentário que vai comemorar os 35 anos da história do SINPAF, comemorado no dia 2 de junho deste ano. O vídeo também será estreado na Plenária Sudeste, entre os dias 15 e 18 de março em Campinas. Leia mais

COMPOSIÇÃO DA MESA

A mesa eleita para a 26ª Plenária Regional Centro-Oeste foi composta pela Diretora Regional, Silvia Mara Belloni, pelo secretário Marcos Borba (Seção Sindical Sede) e pelo relator Paulo Henrique Estivel (Seção Sindical Goiânia).

PAUTA 1º DIA

No primeiro dia, o evento começou com a “Análise de Conjuntura,” com a participação do presidente da Cut-Go, Flávio Silva, do Coordenador do Fórum Goiano em Defesa das Direitos, da Democracia e Soberania, João Pires Junior; e do deputado estadual (PT/GO) Mauro Rubem; e do presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

Em seguida, as delegadas e os delegados acompanharam “Os Desafios nas Relações de Trabalho”, com o presidente do SINPAF e o secretário-geral, Zeca Magalhães, que também é o diretor de Relações Institucionais e apresentou como estão as relações e ações juto ao Congresso Nacional, com senadores e deputados federais.

As atualizações do Estatuto do SINPAF, aprovadas no Congresso do SINPAF em junho de 2023, foram apresentadas pelo diretor jurídico do SINPAF, Adilson F. Mota; pelo membro da Comissão de Revisão do Estatuto, Marcos Borba; pela analista jurídica do SINPAF, a advogada Lilianne Galvão, e pela advogada Luara Dias, da LBS Advogados, que é a assessoria jurídica do sindicato.

PAUTA 2º DIA

No segundo dia, a mesa de diversidade contou com mulheres representantes dos assuntos relacionados às questões de gênero, de racismo, das pessoas com deficiências e discutiram, além desses temas, debates sobre assédio moral e sexual. A mesa teve a participação da coordenadora do Centro Cultural Eldorado dos Carajás, Adriana Acorsi; da representante da deputada estadual Bia de Lima (PT/GO), a assessora Karen L. Nascimento; da filiada da Seção Sindical Cenarge, Ana Carolina do Vale Pinheiro; e da diretora de Políticas Sociais e Cidadania, Franciana Volpato.

A mesa “Comunicação Sindical e os desafios diante dos avanços das redes sociais e fake news” contou com a brilhante apresentação da Secretária de Formação e Integração com as Instituições de Ensino Superior do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, Maria José Braga, e a condução do diretor de Comunicação do SINPAF, Antônio Marcos Pereira.

Em seguida, a professora da Universidade Feral de Goiás (UFG), Ana Lúcia da Silva, contribuiu fazendo uma contextualização do racismo e o consequente empobrecimento da população negra, na mesa “A questão do combate à fome.”

A Saúde do Trabalhador também esteve na pauta da Plenária Centro-Oeste, com a condução do diretor de Saúde do Trabalhador do SINPAF, Pedro Melo. No debate, o representante do Diesat – Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho, Roberto Xavier, anunciou a produção de uma pesquisa de diagnóstico das doenças trabalhistas na categoria de base do SINPAF.

Os planos de Saúde Casembrapa e de previdência complementar da Ceres tiveram uma mesa especial que, pela primeira vez reuniu as duas instituições para prestar esclarecimentos e retirar dúvidas das delegadas e delegados. O foco dos delegados e delegadas foi o Saldamento do Plano BD da Ceres.

Na mesa, mediada pelo diretor jurídico do SINPAF, Adilson F. Mota, com a assessoria da advogada Glaucia Costa (LBS Advogados), estiveram presentes: pela Casembrapa: o diretor administrativo, Carlos Honorato, e a Gerente operacional de Saúde, Débora Elaine Fernandes; e pela Ceres: o secretário executivo Hugo Mol e o atuário da instituição Marcelo Magnavacca.

Para finalizar as discussões da Plenária, foram colocados os “Desafios enfrentados pelas Seções Sindicais”, com debate mediado pelo presidente Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

TERCEIRIZAÇÃO  

Apesar da programação contar com variados temas, que trataram sobre conjuntura política e econômica, Acordos Coletivos, questões de gênero e diversidade, racismo, fome, saúde do trabalhador, plano de saúde e plano de previdência complementar dos trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa e questões jurídicas, praticamente todas as mesas acabaram tratando sobre as tentativas da empresa de terceirizar funções como a dos assistentes, técnicos e secretárias.

As dúvidas e falas das delegadas e delegados, assim como a explicações de especialistas de diversas áreas (jurídica, social, saúde etc) demonstraram como o fantasma da terceirização precariza as relações de trabalho e põe em risco o trabalho desenvolvido na Embrapa.

Com a mesa, os “Desafios nas Relações de Trabalho – Terceirização,” com a condução do diretor administrativo-financeiro do SINPAF, Antônio Aparecido Guedes, e participação das advogadas da LBS Advogados, Luara Dias; e da advogada Larissa Rodrigues Pinheiros.

De acordo com o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, o problema traz à tona as consequências do sucateamento da Embrapa, dos seus recursos humanos e do seu orçamento próprio. “Tudo o que foi feito ao longo dos últimos anos do antigo governo, como cortes no orçamento, falta de concurso público desde 2016, tentativas de privatização das pesquisas da empresa, deterioração das estruturas e equipamentos, entre outros, agora são usados como motivos para reduzir custos e terceirizar.”

“Nessa luta, onde a lei permite essa prática, onde as gestões da empresa trabalharam elementos para permitir a terceirização, no final da balança somos nós, trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa os mais atingidos com esse problema. Então, somos claramente contra a terceirização,” afirmou o diretor Antônio Aparecido Guedes.

REPRESENTANTES DA CNN

Na votação para representantes da Comissão Nacional de Negociação do Acordo Coletivo de Trabalho do período 2024-2025 foram eleitos como titular o presidente interino da Seção Sindical Goiânia, Waltterlenne Englen, e o vice-presidente da Seção Sindical Hotaliças, Oneilson Medeiros Aquino.

PRÓXIMA PLENÁRIA

As delegadas e os delegados escolheram a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, para a realização da  27ª Plenária Regional Centro-Oeste, que acontecerá em 2025.  

MOÇÕES E ENCAMINHAMENTOS

Um grupo de delegados apresentou um encaminhamento por meio de uma carta na qual as delegadas e delegados da 26ª Plenária Regional Centro-Oeste repudia Terceirização na Embrapa. O documento solicita a revogação das decisões da empresa que efetivam a prática na empresa. O encaminhamento foi aprovado pelos participantes do evento, que passaram então a assinar o texto que deverá ser entregue ao Governo Federal.

REPERCUSSÃO

A comunicação do SINPAF irá repercutir a cobertura das diversas análises feitas sobre o assunto em notícias especiais, ao longo das próximas semanas. Acompanhe no nos site e redes sociais.

Também será publicada uma notícia especial, com informações completas de cada mesa, fotos e vídeos da 26ª Plenária Regional Centro-Oeste. Não perca!

Veja todas as fotos:

_MG_4976
Leia mais