Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

SINPAF participa da 1ª mediação do ACT da Embrapa no TST

16 de dezembro de 2024
Por: Gisliene Hesse

Na tarde desta segunda-feira, 16/12, a Comissão Nacional de Negociação do SINPAF (CNN do SINPAF) participou da primeira reunião e negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2025 da Embrapa no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A reunião teve a mediação das juízas do trabalho Roberta Melo Carvalho e Flávia Cristina Rosi Dutra e a participação do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Luiz Flores.

Um dos princípios da mediação no TST é o sigilo, por este motivo, o SINPAF não pode entrar em detalhes sobre o que ocorreu na reunião. No entanto, é importante ressaltar que durante a mediação foram apresentados um histórico da negociação ACT com a empresa e as principais reivindicações econômicas e sociais dos/das trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa.

As juízas informaram que ainda hoje os representantes da Comissão de Negociação da Embrapa também irão participar de uma reunião unilateral com o TST.

O SINPAF esclarece que devido à agenda do judiciário e das próprias juízas é possível que a negociação só seja retomada no fim de janeiro, após o recesso do TST.

“Agora dependemos de novos agendamentos para saber quais serão os próximos passos do processo. Assim que tiver informações, o SINPAF deixará a categoria ciente sobre o assunto.  Seguimos firmes na defesa dos direitos dos/das trabalhadores/as e esperamos um desfecho positivo quanto às reivindicações econômicas e sociais da categoria”, afirmou Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do SINPAF.

A reunião ocorreu de forma híbrida com a participação da diretoria do SINPAF e de representantes da CNN das cinco regiões do país.  

Leia mais