Sinpaf reforça demandas prioritárias em Mesa Permanente de Negociação da Embrapa
Por: Thayná Cavalcante
Integrantes da Diretoria Nacional do Sinpaf participaram, na terça-feira (8/9), de reunião da Mesa Permanente de Negociação da Embrapa (MPNE), onde discutiram o andamento das pautas prioritárias de 2026 e cobraram avanços concretos para os trabalhadores e trabalhadoras.
A Mesa de Negociação Permanente é um espaço formal e contínuo de diálogo entre a empresa e o sindicato. Diferentemente das rodadas pontuais do ACT, a Mesa se reúne periodicamente para tratar de temas estruturais, estratégicos ou pendentes.
Na pauta da reunião a diretoria do Sinpaf ratificou as prioridades da categoria detalhadas anteriormente na Carta nº 074/2026 que tem entre os pontos centrais o retorno imediato da premiação e um acordo para pagar o dinheiro que a empresa deve aos trabalhadores na Justiça. O documento também cobra o estabelecimento de diretrizes justas de avaliação e progressão funcional para os empregados cedidos a outros órgãos.
Além disso, o Sinpaf pautou a busca por uma solução para os empregados não optantes do Plano de Cargos e Empregos (PCE) e a criação de regras de teletrabalho, inclusivas e atualizadas para a regulação do regime, aplicadas de forma ampla e, principalmente, aos novos ingressantes do quadro efetivo.
Durante o encontro, o diretor jurídico do Sinpaf, Adilson F. Mota, solicitou que a empresa disponibilize um representante técnico para viabilizar os cálculos retroativos da premiação de 2019, ano-base 2018. “Nós pedimos que a Embrapa coloque a disposição da MPNE uma pessoa do seu quadro que traga os dados para o cálculo retroativo da premiação para começarmos a calcular o passivo. A intenção do sindicato é tornar possível a homologação judicial de um acordo entre a categoria e a Embrapa para o pagamento do passivo trabalhista”, destacou.
O presidente do Sinpaf, Jean Kleber Silva, destacou o papel estratégico da Mesa para a categoria. “É um instrumento fundamental para garantirmos um diálogo contínuo. É por meio desse espaço que vamos corrigir injustiças e construir avanços para todos os segmentos dos trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa”, afirmou
No documento entregue, a diretoria também reforça importância de aprofundar a discussão sobre reconhecimento de elevação de escolaridade, revisão do Plano de Carreiras da Embrapa (PCE), fortalecimento da Comissão Permanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual (CPPCAM), acessibilidade nas Unidades da Embrapa e folga mensal em unidades distantes dos centros urbanos.
“Garantir condições dignas de trabalho, a inclusão de regras claras para o teletrabalho e a segurança de nossos empregados e empregadas por meio do fortalecimento do combate ao assédio são pilares inegociáveis para o sindicato. O bem-estar e os direitos sociais da nossa base caminham lado a lado com a luta por valorização profissional”, afirma a diretora de Políticas Sociais e Cidadania e integrante da MPNE, Regina Célia Nobre Benício.
Pela empresa foi apresentada a definição do método de trabalho que guiará os encontros da MPNE, a avaliação do regimento interno do colegiado e o tratamento de assuntos gerais de interesse da categoria.
Participaram pela Embrapa a presidente da Mesa, Suênia Almeida, o secretário José Dias Vianna Filho e os membros Ricardo Barbosa e Adailton Ribeiro.
Alinhamento jurídico
Aproveitando a vinda à Brasília, o diretor jurídico também participou de reunião de alinhamento das ações com o escritório LBS Advogados e Advogadas, que assessora o sindicato. Na oportunidade, os presentes trataram de pautas como a premiação da Embrapa, a avaliação e promoção dos cedidos a outros órgãos e questões referentes aos danos ambientais aos empregados. Abordaram ainda a ação dos anistiados, a lesão em relação à ERP/SAP, no sentido de pedir urgência no andamento da ação no TST , dentre outros assuntos.

