SINPAF realiza live em respeito à vida no Setembro Amarelo
Por: Camila Bordinha
Na próxima quinta-feira, 28 de setembro, às 15h, o SINPAF vai realizar uma live com o tema “Setembro Amarelo: em respeito à vida,” com a apresentação da psicóloga clínica, Mércia Cunha Motta, e mediação do diretor de Saúde do Trabalhador do sindicato, Sérgio Cobel. O evento virtual busca integrar o sindicato nas atividades realizadas no Brasil e no mundo para conscientização e prevenção ao suicídio.
O Brasil ocupa o 8º lugar entre os países com os maiores índices de suicídio segundo a OMS. E, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (do Fórum Brasileiro de Segurança Pública), divulgado neste ano, houve 16.262 registros de suicídio no Brasil em 2022. Isso significa 8 mortes deste tipo por 100 mil habitantes, uma elevação de 11,8% em relação a 2021, que registrou 7,2 casos por 100 mil habitantes.
Entre as causas do problema estão os ambientes laborais adoecidos e estressantes que levam trabalhadoras e trabalhadores à depressão, à ansiedade e a diversas outras doenças e transtornos mentais, como a Síndrome de Burnout, que estão relacionados ao trabalho.
Um agravante ao suicídio é o assédio moral, situação que o SINPAF tem lutado intensamente contra a prática dentro das empresas de sua base. Neste ano, por exemplo, o assunto tem sido constantemente debatido nos Acordos Coletivos de Trabalho.
O SINPAF, como uma instituição que tem, entre outros, o objetivo melhorar a qualidade do trabalho da categoria, também se preocupa com a saúde mental dos trabalhadores e das trabalhadoras dentro das empresas públicas da base. Por isso, continuará lutando na prevenção e na solução do problema, para que nenhum trabalhador busque saída no autoextermínio.
Setembro Amarelo
O dia 10 de setembro é considerado o dia mundial da prevenção ao suicídio. Criada em 2003 pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio junto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data busca chamar atenção para o problema, reduzir o seu estigma e conscientizar que é possível evitá-lo.
Para isso, durante todo o mês de setembro, diversos países criam ações de conscientização e prevenção sobre o tema. No Brasil são realizadas as campanhas do Setembro Amarelo desde 2015.
Sobre a palestrante
Mércia Cunha Motta é psicóloga clínica há três décadas, com formação em estimulação cognitiva para idosos, idealizadora dos projetos @longevidade_plena_e_feliz e @Eu-mae-plena-e-feliz e coautora de três livros na área da Psicologia. Mais informações no site da psicóloga: www.merciapsicologa.com.br
Para assistir a live basta clicar nos links abaixo:
TV SINPAF: https://www.youtube.com/watch?v=gu2yoAIldMU