SINPAF participa de reunião com sindicatos para discutir estratégias conjuntas junto à Sest
Por: Gisliene Hesse
Na tarde da última sexta-feira, 14 de julho, o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, participou de vídeo conferência com cerca de 20 representantes sindicais de diferentes regiões do país. A reunião teve o objetivo de discutir sobre os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs), visando traçar estratégias conjuntas junto à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).
As entidades sindicais debateram sobre as dificuldades que estão enfrentando nas negociações dos ACTs. A maioria delas apresentaram problemas nas tratativas tanto nas cláusulas econômicas quanto nas cláusulas sociais.
Durante a reunião, o presidente do SINPAF explanou sobre as negociações coletivas de trabalho da Embrapa e da Codevasf. “Nós tivemos cerca de quatro rodadas de negociações com cada empresa. A Embrapa ainda não nos apresentou nenhuma proposta das cláusulas econômicas. Sobre a Codevasf, eles colocaram para a categoria a proposta irrisória de 2,5% (pelo IPCA) para os salários e para os auxílios alimentação, educação/creche e filhos ou parentes com deficiência.”, disse Vinícius.
Ficou acordado entre o grupo a criação de um coletivo que fará reuniões à distância e também presenciais. Segundo o presidente do SINPAF, a articulação entre os sindicatos e as centrais é fundamental.
“Quanto mais força tivermos neste momento, melhor para a classe trabalhadora. Temos que aproveitar que esse é um governo democrático que dialoga com os trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos partir para uma reconstrução. Nossa prioridade precisa ser a recomposição das perdas salariais e dos auxílios, restabelecer direitos e buscar por mais garantias”, completou Vidal.