Dezembro agitado: Diretoria do SINPAF visita Seções Sindicais no Sul do País
Por: Gisliene Hesse
O mês de dezembro começou intenso para o SINPAF. Atendendo a pedidos da base, a Diretoria Nacional realizou, até a última segunda-feira, 09/12, assembleias com trabalhadores e trabalhadoras das Seções Sindicais do Sul do Brasil (confira abaixo a jornada da diretoria). O objetivo principal foi fortalecer a relação direta com os/as filiados/as dessas localidades e discutir temas prioritários, como:
- Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)
- Ações judiciais em curso
- Filiação sindical
- Melhores condições de trabalho
- Plano de saúde
- Saldamento do Plano BD da Ceres
- Demandas específicas de cada unidade
A visita representou um momento significativo para estreitar os laços entre a Diretoria Nacional e as bases do sindicato. As interações com os/as filiados/as permitiram uma troca rica de percepções e informações. Durante as conversas, foi ressaltada a valorização da presença da Diretoria Nacional, que gerou engajamento e reconhecimento por parte dos participantes.
“O principal objetivo dessa iniciativa é manter a relação da Diretoria Nacional com as seções sindicais, estabelecendo um canal direto para compartilhar atualizações sobre as demandas do SINPAF e, sobretudo, para coletar as principais preocupações e aspirações dos filiados. Esse esforço é fundamental para compreender melhor os desafios enfrentados e alinhar as pautas às expectativas das bases”, explicou Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do SINPAF.
Além disso, o diretor suplente de comunicação do SINPAF, Jean Kleber, esclareceu que a presença da Diretoria Nacional cumpre o papel de fortalecer a representação sindical. “As demandas coletadas são analisadas e terminam por fundamentar ações emergenciais e eventuais iniciativas judiciais. Dessa forma, cada inquietação e proposta apresentada pelos/as filiados/as torna-se uma peça essencial no planejamento estratégico e na defesa dos interesses coletivos”, ressaltou Jean Kleber.
O diretor da Região Sul do SINPAF, Felipe Pilger, destacou que o compromisso de manter o diálogo aberto e contínuo segue como uma prioridade para o sindicato. A Diretoria Nacional permanece empenhada em ouvir e atender as necessidades das bases”, completou o diretor regional.
Reconhecimento da importância das atividades
As visitas realizadas no Sul do país foram amplamente reconhecidas pela categoria como essenciais para fortalecer a representatividade e o trabalho do sindicato junto às bases.
“A visita da equipe da Diretoria Nacional do SINPAF foi importante, pois demonstra compromisso com os/as trabalhadores/as da base do sindicato. A presença do presidente Marcos Vinicius e dos diretores esclareceu dúvidas dos/das filiados/as sobre assuntos que a diretoria local não sabe responder”, disse Fabiane Goldschmidt Antes, presidente da Seção Sindical de Concórdia.
Bernardo Macke Frank, presidente da Seção Sindical de Bagé, RS, também destacou a relevância da ação: “Foi uma boa conversa com várias perguntas sobre o ACT, o Saldamento da Ceres, concurso público, a relação que o SINPAF tem com os não-filhados e ações que o sindicato está movendo na justiça. Essas visitas da Diretoria Nacional são muito boas para nos apoiar e auxiliar em nosso trabalho na base, fortalecendo o que estamos fazendo”, disse Bernado.
Segundo o presidente da Seção de Bagé, os trabalhadores e trabalhadoras demonstraram um sentimento de gratidão com a visita da Diretoria Nacional e sua dedicação em alinhar estratégias e atender às demandas locais, especialmente em um momento de incertezas quanto ao Acordo Coletivo e outros temas relevantes.