SINPAF lança campanha salarial da Embrapa
Por: Larissa Sarmento
Nesta terça-feira (18) o SINPAF lançou a campanha salarial da Embrapa para as tratativas do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024. As negociações iniciaram no dia 21 de junho e até agora já aconteceram seis rodadas entre a Comissão Nacional de Negociação do SINPAF (CNN) e a comissão dos representantes da empresa.
Os materiais de divulgação foram enviados para todas as seções sindicais para que cada uma possa produzir camisetas, cartazes, panfletos e faixas para serem distribuídos aos empregados e disponibilizados nas unidades da empresa.
Os materiais também estão disponíveis aqui no site. Basta acessar o link e clicar em material de divulgação: https://sinpaf.org.br/historico-de-negociacao-do-act-da-embrapa/
A negociação
Até agora, a empresa não apresentou propostas para reajustes das cláusulas econômicas e os avanços nas cláusulas sociais foram irrisórios. Os últimos reajustes ocorridos foram insuficientes para cobrir a inflação do período, garantindo apenas a reposição parcial do custo de vida. Por isso, a categoria reivindica:
- Reajuste salarial de 16,49% (referente à recomposição das perdas acumuladas do INPC do período de 2018 a 2023);
- Reajuste dos auxílios de 37,55% (auxílios alimentação, creche e filhos ou dependentes com deficiência);
- O retorno para a referência SB01, do Adicional de Insalubridade e Periculosidade (30%), em função do uso de agrotóxicos nos campos experimentais da Embrapa.
Com o mote da campanha: Chega de perdas, o sindicato também vai movimentar as redes sociais, por isso é importante que os filiados e filiadas fiquem atentos para poderem curtir e compartilhar as informações e dar mais engajamento à luta.
As próximas reuniões de negociação estão marcadas para os dias 24 e 25 de julho na sede da empresa, em Brasília.