Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Evento na Câmara dos Deputados. Na foto deputados, o presidente do Sinpaf, o ministro da Agricultura, a presidente da Embrapa e mais dois representantes que irão fazer parte dos discursos do evento. Todos eles estão sentados, um ao lado do outro. Atrás temos um painel onde está escrito Embrapa 50 anos.
Presidente do SINPAF . parlamentares, entre eles, o deputado José Guimarães, o ministro da Agricultura, Paulo Teixeira, a presidente da Embrapa, entre outros.

Embrapa 50 anos: SINPAF participa de mais um evento

27 de setembro de 2023
Por: Gisliene Hesse

Na noite desta quarta-feira, 26, o SINPAF participou de mais uma cerimônia em homenagem aos 50 anos da Embrapa, desta vez, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O presidente do sindicato, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, foi um dos integrantes convidados para discursar na homenagem. O evento contou com as presenças de membros da diretoria-executiva da empresa, de chefes dos 43 centros de pesquisa da Embrapa, de parlamentares e representantes de outras empresas públicas.


O presidente do SINPAF registrou que a Embrapa se transformou, nesse meio século, na maior empresa de pesquisa de agropecuária do Brasil. E disse também que ela é referência mundial na pesquisa em agricultura tropical. Marcus Vinicius chamou a atenção para os responsáveis pelo crescimento da empresa. “Os analistas, assistentes, técnicos e pesquisadores são os verdadeiros responsáveis pela Embrapa ser o que é nos seus 50 anos”, destacou o presidente.

Aumento no Orçamento para Embrapa


Para além de ser um evento comemorativo, o tema de maior relevância da homenagem foi a importância do aumento de orçamento público destinado à Embrapa. Nos últimos anos, a empresa não foi priorizada no orçamento e sofreu cortes. Além disso, passou por um período de negação à ciência e desvalorização da pesquisa, ambos defendidos pelo governo anterior do país.


“A Embrapa precisa ter condições necessárias para fazer suas pesquisas e desenvolver tecnologia. Essas condições abrange o orçamento público adequado que é votado aqui nesta casa e no Senado Federal”, destacou o presidente do SINPAF.

Veja aqui uma parte do discurso do presidente do SINPAF


Outros itens que fazem parte das condições necessárias da Embrapa citadas por Marcus Vinicius são: “o programa de investimentos, a reconstrução dos seus laboratórios e campos experimentais, a realização do concurso público para todos os cargos, entre outros”, destacou o presidente.

Parlamentar fala da importância da Embrapa


O deputado José Guimarães, do PT-CE, afirmou que o Brasil só é forte na agricultura por causa da Embrapa e que a empresa é patrimônio do país. “A Embrapa representa muito para a agricultura familiar. A Embrapa é patrimônio. Esse governo tem o compromisso de fazer essa empresa cada vez melhor. Nós faremos um orçamento especial para a Embrapa que será responsável pelo crescimento”, frisou Guimarães.

Presidente da Embrapa


Na mesma linha, a presidente da Embrapa, Silva Massruhá, disse que a agricultura movida pela ciência foi capaz de fazer a Embrapa crescer. Ela registrou ainda que a empresa é uma grande aliada dos programas de políticas públicas governamentais que beneficiam produtores rurais e fortalecem a agricultura e a pecuária brasileira.


“O investimento em ciência e tecnologia é estratégico para o desenvolvimento sustentável do país. Nós precisamos de investimento para infraestrutura, custeio e para o quadro de empregados e empregadas”, disse Silvia.


Além de Marcus Vinícius, de Silvia Massruhá e do deputado José Guimarães, a mesa principal do evento contou com: o deputado Pedro Lupion (PP-PR), a deputada Eliane Braz PSD/CE, o presidente do Consad, Carlos Augustin e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira.

Veja mais uma matéria aqui SINPAF salienta importância de trabalhadores(as) na celebração dos 50 anos da Embrapa

Outros temas


O presidente do SINPAF também abordou no seu discurso o problema da fome enfrentado pelo Brasil. O país voltou ao mapa da fome com 33 milhões de brasileiros nessa situação e cerca de 70,3 milhões em situação de insegurança alimentar.


“O SINPAF defende que a Embrapa priorize nesse momento, sem deixar evidentemente veladas as outras questões onde atua, as pesquisas que contribuam para aumento da produção de alimentos que possam reduzir a fome dos brasileiros e brasileiras. Que impulsione a agricultura familiar e as formas sustentáveis de agricultura”, ressaltou Marcus Vinicius.


Outro tema destacado no discurso do presidente foi a criação da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Embrapa. A iniciativa é fruto do trabalho de articulação política do SINPAF junto aos parlamentares.

Equipe SINPAF

Além do presidente do SINPAF, outros integrantes do sindicato estiveram no evento. São eles: Júlio Bicca, vice-presidente, Zeca Magalhães, diretor de relações institucionais, Mauro Nolasco, diretor da Regional Sul, Diego Viegas, presidente da Seção Sindical Pelotas e diretor suplente de assuntos jurídicos e previdenciários.

Quer ver mais sobre os 50 anos da Embrapa? Veja a página especial

Leia mais