SINPAF apresenta pautas da categoria à nova representante no Consad da Embrapa
Por: Camila Bordinha
Em reunião realizada nesta terça-feira (30/7), a nova representante das trabalhadoras e dos trabalhadores no Conselho de Administração da Embrapa (Consad), Maria Alice de Medeiros, encontrou-se com diretores nacionais do SINPAF na sede do sindicato. Durante o encontro, foi entregue à conselheira um documento que resume as cláusulas sociais da Pauta de Reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2025.
O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, destacou que o documento enfatiza 14 cláusulas de proteção social, abrangendo temas como maternidade, paternidade, direitos do idoso, da pessoa com deficiência e do filho com deficiência. “Além dessas, ressaltamos a importância das cláusulas relativas ao adicional de escolaridade para assistentes e técnicos, e à participação deles nas publicações,” afirmou Vidal.
Relação Institucional
Maria Alice de Medeiros enfatizou a importância do diálogo com todas as instituições ligadas aos trabalhadores da Embrapa, incluindo Ceres e Casembrapa, além do SINPAF. “Buscamos mais transparência, participação e um clima organizacional melhor. Queremos melhorias para os empregados e para a empresa, sempre pensando no bem-estar coletivo,” declarou a conselheira.
De acordo com o presidente do SINPAF, a presença de Maria Alice na sede do sindicato fortalece a relação institucional na defesa dos interesses dos trabalhadores, visando melhores condições de trabalho e um ambiente organizacional saudável. “Também defendemos nossa empresa pública, estratégica para o Estado e para a sociedade brasileira,” acrescentou Marcus Vinicius.
O diretor jurídico do SINPAF, Adilson F. Mota, destacou a disposição do sindicato em oferecer apoio nas áreas jurídica e de comunicação, para auxiliar Maria Alice em sua atuação no Consad.
A Representante
Maria Alice de Medeiros, pesquisadora da Embrapa há 29 anos, foi eleita pelos empregados em maio e tomou posse em 18 de julho. “Representar cerca de 7.500 pessoas é uma missão importante que pretendo exercer com responsabilidade, honra e prazer,” afirmou.
Com experiência tanto em pesquisa quanto em gestão e governança corporativa, Maria Alice acredita que sua visão ampla contribuirá significativamente para o Consad.
Consad da Embrapa
Criado em 1997, o Consad é responsável pela organização, controle e avaliação das atividades da Embrapa. Entre suas funções, está a definição de políticas de ação, aprovação de planos diretores e de trabalho, e definição da estrutura organizacional e política de pessoal. O conselho é composto por oito membros, incluindo um representante dos empregados, conforme a Lei 12.353 de 2010. O mandato do representante dos trabalhadores é de, aproximadamente, dois anos.