SINPAF Celebra os 41 Anos da CUT: Um Pilar na Defesa dos Direitos dos/das Trabalhadores/as
Por: Gisliene Hesse
Hoje, 28 de agosto de 2024, celebramos o 41º aniversário da Central Única dos Trabalhadores (CUT), uma entidade que, ao longo de sua trajetória, se consolidou como a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo. Como filiado à CUT, o SINPAF tem o orgulho de fazer parte desta entidade que é uma parceira essencial em eventos e na luta incansável pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras das nossas empresas de base.
Fundada em 1983, em São Bernardo do Campo (SP), a CUT tem sido um pilar importante na defesa dos interesses da classe trabalhadora, tanto no Brasil quanto no exterior, sendo uma voz ativa na luta por melhores condições de vida e trabalho. Ao longo dessas quatro décadas, a CUT esteve presente em momentos essenciais da história do Brasil, como as mobilizações pelas “Diretas Já”, as greves nacionais por reajustes salariais e contra as reformas trabalhista e previdenciária, sempre em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais.
Para o SINPAF, fazer parte da CUT tem fortalecido a luta por melhorias no ambiente de trabalho e na valorização dos trabalhadores da ciência e tecnologia, agricultura, pesquisa e extensão rural. “A história da CUT se entrelaça com a história do Brasil e, consequentemente, com a do SINPAF, que em 2024 completou seu aniversário de 35 anos. Em cada conquista que obtivemos, a força da CUT esteve presente, nos apoiando e fortalecendo nossa voz,” destaca o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal. “São 41 anos de lutas, de desafios e de vitórias que orgulham toda a classe trabalhadora”, completou o presidente do SINPAF.
Zeca Magalhães, Diretor de Relações Institucionais do SINPAF e Diretor da CUT-DF, reforça: “A nossa presença na direção estadual da CUT-DF demonstra que acreditamos em uma das maiores centrais sindicais do mundo. A CUT tem papel relevante na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, do serviço público e da democracia. Reconhecer a relevância da CUT é apostar na construção de uma sociedade mais justa”, afirmou Zeca Magalhães.”
Neste aniversário, o SINPAF reafirma seu compromisso com a CUT e com a luta por um Brasil mais justo, onde os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras sejam sempre prioridade. Viva a CUT! Viva a classe trabalhadora!
Foto: Gilberto Soares/CUT