Seminário ‘A Codevasf Merece Respeito’ traça plano para ações do SINPAF
Por: Camila Bordinha
Representantes das oito Seções Sindicais, que atendem trabalhadoras e trabalhadores nas Superintendências da Codevasf, estiveram reunidos com Diretores Nacionais no seminário “A Codevasf merece respeito: os desafios para o desenvolvimento regional no atual governo” durante toda esta sexta-feira (10).
A abertura foi feita pelo diretor Regional Nordeste, Orlando Oliveira, e contou com a participação do diretor de Relações Institucionais, Zeca Magalhães; a diretora Centro-Oeste, Mirane Costa; e do chefe do Gabinete da Liderança do PT no Senado, Wilmar Lacerda.
A primeira palestra contou com a apresentação do sociólogo e ex-superintendente da 2ª Superintendência da Codevasf, na Lapa-BA, Jonas Paulo de Oliveira Neres, que tratou sobre A Codevasf e os Projetos Estratégicos para o Desenvolvimento Regional.
Em seguida, foi a vez do representante eleito dos trabalhadores e trabalhadoras no Conselho de Administração da Codevasf (Consad), Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, que fez uma exposição virtual com o tema “Codevasf: Uma abordagem social e política como fator de desenvolvimento regional.”
No intervalo do almoço, os representantes das Seções Sindicais também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas jurídicas com o assessor jurídico do SINPAF, o advogado Paulo Roberto, da LBS advogados.
A última apresentação, intitulada “Codevasf: Histórico e situação atual, questões técnicas, administrativas e orçamentárias (uma crise de identidade)”, foi feita pelo presidente da Seção Sindical Codevasf Aracaju, Jorge Vidal.
RESULTADOS
Como resultado do evento, os dirigentes sindicais formularam um documento de intenções com sugestões para melhoria da empresa e da condição de trabalhado de seus empregados e empregadas, para que o SINPAF promova junto ao Governo Federal e à diretoria da Codevasf.
Entre os encaminhamentos do seminário apresentados no documento estão, além de um documento ao Governo Lula relatando o que está ocorrendo com a Codevasf, cobranças de investigações contra as supostas corrupções na instituição, convocação de concursados do cadastro reserva, ampliação do limite de empregados exigido pelo governo diante do crescimento do raio de ação da empresa, a busca de um orçamento próprio para a empresa, a fim de acabar com a dependência de emendas, entre outros. Leia o documento abaixo:
PALESTRAS GRAVADAS
As palestras foram transmitidas ao vivo pela TV SINPAF e Facebook da Diretoria Nacional e ficaram gravadas. Assista abaixo:
Manhã:
Tarde:
Assista ao vídeo sobre o seminário:
Veja as fotos: