Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Um homem segurando um tablet. No meio, a foto de representantes de todos os sindicatos das estatais.

Revogação da CGPAR 42: SINPAF participa da 3ª reunião com a SEST

15 de janeiro de 2024
Por: Gisliene Hesse


Durante toda esta quinta-feira, 11/01, o SINPAF participou da terceira reunião da comissão de sindicatos das estatais com a Secretaria de Governança das Empresas Estatais (SEST), na sede do Sindicato Nacional dos Moedeiros, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os sindicatos apresentaram para a SEST a primeira proposta de redação para a nova CGPAR, que substituirá a CGPAR 42.


A comissão de sindicatos foi instituída depois de mobilização realizada pelos representantes sindicais no mês de novembro. De lá para cá, já ocorreram três encontros.


A CGPAR 42 foi proposta pelo governo e o seu principal problema é que a regra estipula que os beneficiários de planos de saúde autogeridos por estatais sejam obrigados a dividir os custos com as empresas.


Além disso, a resolução interfere em questões ligadas ao plano de cargos e salários impedindo e limitando promoções por antiguidade e por merecimento, concessão de anuênios, incorporação de gratificação de função, concessão de licença-prêmio, abono assiduidade e até mesmo o pagamento integral dos adicionais.


Entenda mais sobre a CGPAR aqui


Segundo o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, a revogação da CGPAR 42 está se tornando realidade. “O grupo está fazendo um excelente trabalho. Nesta terceira reunião tivemos avanços e apresentamos um primeiro texto. Agora dependemos da devolutiva da SEST no dia 24 de janeiro. Estamos caminhando e esperamos conseguir a revogação. Temos um prazo até 1º de março para concretizar a revogação”, afirmou Marcus Vinicius.

SINPAF e sindicatos de estatais montam calendário com a SEST em busca da Revogação da CGPAR 42

SINPAF na luta pela revogação da CGPAR 42

Leia mais