SINPAF solicita à Presidência da República interlocução com Embrapa para retomada da negociação do ACT 2024-2025
Por: Camila Bordinha
Após a forte adesão à paralisação de trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa, o SINPAF encontrou-se, na manhã desta quinta-feira (17/10), com assessores da Presidência da República no Palácio do Planalto. Este encontro foi o resultado da mobilização em frente ao Palácio do Planalto, realizadas pela Diretoria Nacional e os manifestantes das unidades da Embrapa Cerrados e Hortaliças, de Brasília.
Durante a audiência, o sindicato denunciou a postura intransigente da Embrapa, que abandonou a mesa de negociação coletiva após a Comissão Nacional de Negociação (CNN) do SINPAF rejeitar a primeira proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2025. Segundo o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius, “a empresa tentou assumir o papel do sindicato ao estipular que a condução e avaliação da proposta fossem realizadas segundo suas imposições.”
Os representantes do SINPAF também alertaram sobre tentativas de manipulação das cláusulas do ACT vigente, visando restringir direitos já conquistados. Além disso, destacaram a indiferença da Diretoria da Embrapa por abandonar questões essenciais para a categoria, como assédio moral e sexual, proteção a idosos, licença maternidade e paternidade, e direitos das gestantes, que estão alinhadas às políticas públicas do governo. Outro ponto enfatizado foi a valorização da qualificação profissional dos assistentes e técnicos por meio do Adicional de Escolaridade.
Como resultado do encontro, os assessores da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) se comprometeram a facilitar a interlocução com a Embrapa e o Ministério da Agricultura e Pecuária, visando a retomada das negociações coletivas.
Representaram a Presidência da República no encontro:
- Usiel Rios (secretário-executivo adjunto da SGPR)
- Marcelo Barreto (diretor de Políticas Públicas da SGPR)
- Carlos Balduíno (assessor da SGPR)
- Juarez H. Ferreira (coordenador de projetos da SGPR)
A comitiva do SINPAF foi composta por:
- Marcus Vinicius Sidoruk Vidal (presidente do SINPAF)
- Antônio Guedes (secretário-geral e administrativo-financeiro)
- Zeca Magalhães (Relações Institucionais)
- Oneilson Aquino (vice-represidente da Seção Sindical Hortaliças e membro da CNN)
- Lucas Ednei (presidente da Seção Sindical Cerrados)