SINPAF e Codevasf inauguram negociação coletiva 2026-2027
Por: Camila Bordinha
Na manhã desta segunda-feira, 23 de março, o SINPAF e a Codevasf deram início às tratativas do Acordo Coletivo de Trabalho 2026-2027, por meio de reunião online. Este foi o momento das comissões de ambas as partes definirem o calendário e a metodologia das negociações. A proposta enviada pela categoria à empresa, portanto, ainda não começou a ser discutida.
De acordo com o presidente do SINPAF, Jean Kleber de Sousa Silva, a expectativa é de que o processo negocial ocorra com mais dinamismo e objetividade.
“Queremos celeridade nas negociações. Sugerimos que a empresa apresente as cláusulas organizadas em blocos: aquelas já acordadas, as que estão em discussão e as que eventualmente estejam suspensas. Além disso, as questões que não dependem de decisões externas precisam avançar com mais rapidez, para que possamos garantir resultados concretos às trabalhadoras e aos trabalhadores”, destacou.
O secretário-geral do SINPAF, Antônio Aparecido Guedes de Oliveira, ressaltou a importância de as datas das primeiras rodadas de negociações já estarem definidas — 16 e 17 de abril — para que os debates acerca da Pauta de Reivindicações tenham início. Ele também convocou a categoria a acompanhar de perto cada etapa do processo.
“É fundamental que as trabalhadoras e os trabalhadores estejam mobilizados e atentos às negociações. A força do nosso Acordo Coletivo depende diretamente do envolvimento da categoria. Vamos manter todos informados, mas é essencial que cada colega acompanhe, participe e fortaleça o sindicato neste momento”, afirmou.
Além do presidente e do secretário-geral, participaram da reunião pelo SINPAF a diretora-adjunta da Mulher, Silvana Buriol, o diretor de Saúde do Trabalhador, Pedro Melo, e todos os presidentes das Seções Sindicais da Codevasf: Ariano Rabelo de Paiva (1ª SR – Montes Claros), Eduardo Scarquettee (2ª SR – Bom Jesus da Lapa), Paulo José (3ª SR – Petrolina), Jorge Vidal (4ª SR – Aracaju), Manoel (5ª SR – Maceió), Ronaldo José Fernandes Freitas (6ª SR – Juazeiro), Jasna Maria (7ª SR – Teresina) e Ivonete Ibiapina (Sede).

