Presidente do SINPAF fala na Rádio Sinttel-DF sobre negociação com a Embrapa: assista!
Por: Camila Bordinha
Na última sexta-feira, 18 de outubro, o presidente do SINPAF foi entrevistado na Rádio Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Distrito Federal) pelo jornalista Edvaldo Ferreira, com a participação do diretor jurídico do sindicato, Ivomar Barbalho. Na pauta, a paralização e o Acordo Coletivo da Embrapa.
Assista à gravação do Programa: https://www.youtube.com/live/RPSpUleAXY0
O presidente do SINPAF falou sobre a importância da Embrapa que é uma referência na Pesquisa Agropecuária, para o País e para o mundo. Marcus Vinicius, porém, explicou que “quem constrói a Embrapa e quem a levou a esse nível de excelência foram os seus trabalhadores e trabalhadoras.”
“A Embrapa este ano fez 51 anos e este acúmulo de conhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras foi que fez com que ela tivesse esse nome e referência. Os empregados da Embrapa são extremamente qualificados e especializados porque detêm conhecimento, têm treinamento em diversos campos,” informou o presidente.
O dirigente sindical também destacou a qualificação dos técnicos e assistentes que contribuem para o sucesso da empresa, para além dos pesquisadores e analistas. “A pesquisa é feita por todos, não está concentrada em um segmento da Embrapa,” afirmou Marcus Vinicius.
Vidal explicou ainda, os motivos pelos quais a categoria realizou a paralisação. De acordo com ele, após a recusa do sindicato em mesa à proposta do ACT, a Embrapa tentou impor ao SINPAF condições para continuar a negociação e abandonou a mesa.
“A empresa e o Sindicato cada um tem seu papel. Não podemos aceitar ingerência no sindicato. A Embrapa teve uma atuação abrupta, autoritária, retirou a proposta apresentada e disse que as negociações estavam encerradas. Então, nós fizemos uma paralisação no dia 16 de outubro, foi um sucesso, parou a Embrapa no Brasil inteiro, com a seguinte reivindicação: Embrapa, você tem que voltar à mesa e tem que negociar. Uma situação inusitada porque o sindicato quer negociar a e empresa não,” relatou o presidente Marcus Vinicius.
Para o diretor jurídico do Sinttel-DF, Ivomar Barbalho, a pauta de reivindicação dos trabalhadores da Embrapa é bem modesta. “Apesar das perdas que o trabalhador já teve nos últimos anos, eles estão querendo somente a reposição mínima, não existe ganho real. Nós precisamos estar solidários aos companheiros da Embrapa porque são muito necessários para o engrandecimento do país, para que não aconteça o que está acontecendo hoje, do alimento não estar chegando em quem necessita,” concluiu Ivomar.
O Sinttel-DF também é responsável pela negociação coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras da Telebras (Telecomunicações Brasileiras), que é uma empresa estatal federal brasileira, atualmente vinculada ao Ministério das Comunicações e responsável por implementar as Políticas Públicas de Telecomunicações do Brasil.
Assista abaixo o vídeo do apoio do presidente do Sinttel-DF, Brígido Roland Ramos, à causa da categoria do SINPAF: