Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Contagem regressiva: COP 30 será o tema transversal das Plenárias Regionais 2025

Na próxima quinta-feira, o SINPAF dará início às Plenárias Regionais de 2025, com a realização da Plenária Centro-Oeste, em Dourados, MS. As Plenárias Regionais são espaços essenciais de debate e decisão para os/as trabalhadores/as das empresas de base representadas pelo sindicato. O tema transversal das Plenárias este ano será a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que acontecerá em novembro, no Brasil.

As Plenárias Regionais do SINPAF são uma instância deliberativa fundamental para a organização sindical. Conforme o Estatuto do SINPAF, esses encontros têm a função de discutir e decidir sobre temas que impactam os/as trabalhadores/as, desde direitos trabalhistas até questões econômicas, políticas e ecológicas.

A pauta incluirá debates sobre os impactos das mudanças climáticas, a transição justa para práticas mais sustentáveis e o papel das empresas de base do sindicato na construção de um futuro ambientalmente responsável.

Com uma identidade visual inspirada na COP 30, o SINPAF busca reafirmar seu compromisso com a defesa do meio ambiente e a sustentabilidade. “A escolha do tema reflete a preocupação do sindicato em alinhar-se às discussões globais sobre mudanças climáticas e ao futuro da pesquisa agropecuária e dos/das trabalhadores e das trabalhadoras em um mundo em transição para uma economia mais verde”, afirma Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente do SINPAF.

O evento refletirá esse compromisso com a sustentabilidade tanto na identidade visual quanto nos materiais oferecidos aos delegados e delegadas.

Compromisso com a Sustentabilidade

A edição de 2025 marca um avanço significativo na adoção de práticas sustentáveis pelo SINPAF. Pela primeira vez, todos os materiais distribuídos aos participantes são recicláveis e ecológicos, reforçando a preocupação do sindicato com a preservação ambiental (veja no fim deste texto).

A identidade visual das Plenárias Regionais 2025 do SINPAF foi cuidadosamente desenvolvida para representar, de forma simbólica, as cinco regiões do Brasil. A logo destaca a sustentabilidade, a biodiversidade e a união, utilizando o verde das matas, o marrom da terra e o azul das águas para remeter à riqueza natural da Amazônia e seus recursos.

Os padrões gráficos fazem referência à cultura indígena, enquanto os cinco elementos interligados simbolizam a harmonia entre as regiões do país. Mais do que um elemento estético, a logo carrega uma forte mensagem de compromisso com a preservação ambiental e a valorização das raízes culturais.

Confira alguns dos itens sustentáveis que serão distribuídos nos eventos:

  • Copo de Fibra de Arroz (400ml): Um item reutilizável, fabricado com fibra de arroz natural e polipropileno reciclável. Resistente a líquidos quentes e frios, é uma alternativa sustentável aos copos descartáveis, contribuindo para a redução de plásticos de uso único.
  • Bloco de Anotações em Papel Kraft: Feito com material reciclado, inclui régua, autoadesivos, folhas pautadas e uma caneta de papelão, promovendo práticas de consumo consciente.
  • Crachá em Papel Semente (A6): Produzido artesanalmente e com sementes de tomate, o crachá pode ser plantado após o evento, transformando-se em uma planta e reduzindo o impacto ambiental.
  • Camisetas e Ecobags de Algodão Natural: Confeccionadas por pequenos artesãos de Remígio, na Paraíba, essas peças são produzidas com algodão 100% local, incentivando a economia solidária e o desenvolvimento regional.
  • Papel – o Sinpaf utilizará papel reciclável para imprimir os materiais que serão distribuídos durante as plenárias como o regimento interno e a pauta do evento. Além disso procurará ter o controle de uso de grampeadores e durex.
  • Os banneres dos eventos serão poucos é o SINPAF irá aproveitar este material após o evento para produzir outros materiais como sacolas de supermercados.

Pontapé Inicial

A Plenária Centro-Oeste dará o pontapé inicial na realização das Plenárias. A partir da próxima quinta-feira, 20/2, cerca de 60 delegados/as, de integrantes da diretoria nacional e de convidados das seções sindicais estarão reunidos em Dourados, em MS, para começar o ciclo de discussões ocorrerá nas cinco regiões do Brasil. Após a região Centro-Oeste, será a vez das plenárias Sudeste, Nordeste, Norte e Sul, sucessivamente. Fique atento a tudo que irá ocorrer nos eventos pelo site e pelas redes sociais do SINPAF.