Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

27ª Plenária Regional Sul do SINPAF começa amanhã em Florianópolis

24 de abril de 2025
Por: Camila Bordinha

A partir desta sexta-feira (25), a capital catarinense será palco da 27ª Plenária Regional Sul do SINPAF, que acontece até sábado (26), na Escola Sul da CUT. O evento reunirá dirigentes sindicais, representantes das seções sindicais e convidados para debater temas estratégicos relacionados à organização da categoria e aos desafios do mundo do trabalho e da própria sociedade brasileira.

A abertura oficial será às 8h45, com falas de Felipe Haubert Pilger (Diretoria Regional Sul), Marcus Vinicius Sidoruk Vidal (Presidente Nacional do SINPAF) e Celso Woyciechowski (Diretor da Escola Sul da CUT). Em seguida, a análise de conjuntura abre os debates com a presença da presidenta da CUT/SC, Anna Julia Rodrigues.

Ao longo dos dois dias, a programação inclui nove mesas temáticas, com destaque para discussões sobre a transição justa e sustentável, relações de trabalho na Embrapa, diversidade e combate ao racismo, adoecimento mental, acordos coletivos de trabalho, e os desafios enfrentados pelas seções sindicais na base.

Entre os nomes confirmados estão especialistas como Daniel Cardoso (Dieese-SC), Mirian Regina de Souza (Diesat), Suzana da Rosa Tolfo (UFSC) e Beatrice Bento, Miss Universo Trans de Santa Catarina, do Brasil e das Américas 2024.

Além dos debates, haverá momentos importantes de deliberação, como a eleição dos representantes regionais para a Comissão Nacional de Negociação (CNN) do Acordo Coletivo da Embrapa, aprovação de moções e definição do local da próxima plenária.

Sustentabilidade

Com uma identidade visual inspirada na COP 30, que será realizada em Belém do Pará em novembro, o SINPAF reafirma seu compromisso com a defesa do meio ambiente. Por isso, a pauta da 27ª Plenária Regional Sul também inclui debates sobre os impactos das mudanças climáticas, a transição justa para práticas mais sustentáveis e o papel das empresas de base do sindicato na construção de um futuro ambientalmente responsável.

Essa edição também marca um avanço significativo na adoção de práticas sustentáveis, conforme as demais plenárias realizadas ao longo deste ano, onde os participantes receberão itens como copos de fibra de arroz, crachás em papel semente, camisetas e ecobags de algodão natural e blocos de anotações em papel kraft.

A 27ª Plenária Regional é um espaço fundamental para fortalecer a unidade da categoria na Região Sul e ampliar a articulação sindical diante dos desafios políticos, sociais e institucionais enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa.

Veja a pauta:

Leia mais