Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
arte com fundo verde musgo e a logo do evento. Do lado direito temos a parte do mapa sudeste com o número 26 em cima dela. Do lado direito temos escrito Plenária Regional Sudeste, Campinas, SP

Plenária Sudeste ocorrerá em Campinas, SP, nos dias 16 e 17/3

14 de março de 2024
Por: Gisliene Hesse

A equipe do SINPAF já está de malas prontas para Campinas, SP, onde irá ocorrer a 26ª Plenária Regional Sudeste. Essa é a segunda plenária do ano e contará com cerca de 70 pessoas, entre delegados e delegadas, de nove Seções Sindicais, convidados e palestrantes. Os temas principais das discussões da plenária serrão: análise de conjuntura, desafios nas relações de trabalho, com enfoque nas negociações dos Acordos Coletivos de Trabalho e terceirização, combate à fome, assédio sexual e moral nas empresas, adoecimento mental, comunicação sindical e atuação do SINPAF junto ao parlamento, Saldamento do Plano BD da Ceres, entre outros temas  (confira a programação completa abaixo).  

O evento será aberto no dia 16 com o debate “Ascensão da Extrema Direita e o papel do SINPAF no combate ao neoliberalismo no Brasil”. Além do presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, a mesa contará com representante da CUT São Paulo, Raimundo Suzart, e com Leandro Horie, do Dieese/SP.

Combate à fome

O combate à fome e a luta pela diminuição das desigualdades sociais e regionais também tomará conta dos debates. O tema tem relação direta com o desenvolvimento regional e com a agricultura, em especial, agricultura familiar, que atualmente é responsável por 70% dos alimentos que vão para mesa dos brasileiros.

Um relatório publicado pela ONU no ano passado mostra que a insegurança alimentar e a fome aumentaram no mundo. No Brasil, 1,5 milhão de pessoas passaram a fazer parte dessa realidade, que afeta mais de 70 milhões de brasileiros.

O Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar. Segundo o relatório, são 10 milhões de pessoas desnutridas no país.

No mundo todo, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar.

A Embrapa e a Codevasf podem contribuir para mudar a realidade da fome no Brasil, por isso, o SINPAF, pelo segundo ano consecutivo, tem priorizado as discussões e cobrado providências da diretoria executiva dessas empresas.

“Muitos brasileiros estão com fome. Projetos que visam ajudar o desenvolvimento da agricultura familiar e, mais ainda, priorizar a qualidade dos alimentos irão ajudar o Brasil a sair dessa situação”, aponta Marcus Vinicius, presidente do SINPAF.  

Terceirização

Mais um tema que tomará conta dos debates será a terceirização que já é uma realidade na Codevasf e, com a recente resolução do Conselho Administrativo da Embrapa, será realidade para os cargos de assistente e secretárias (Confira tudo sobre o assunto aqui). Veja abaixo as causas da terceirização na Embrapa:

arte da terceirização. Em cima está escrito. Terceirização na Embrapa, não. Concurso público já. Arte com fundo branco e preto. Na parte

Veja a Programação completa abaixo

Leia mais