Pesquisa de saúde concluída e análise dos dados já começou
Por: Gisliene Hesse
Pesquisa sobre saúde do SINPAF Concluída com Sucesso: Análise dos Dados em Andamento
O SINPAF concluiu com sucesso a Pesquisa sobre Saúde, encerrada no dia 31 de julho, com a participação expressiva de 1.235 trabalhadores e trabalhadoras. A pesquisa do SINPAF teve a duração de mais de dois meses, iniciando em 20 de maio e sendo concluída no dia 31 de julho. Agora, a análise completa dos dados será feita pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT).
O objetivo da Pesquisa é traçar o Perfil Epidemiológico dos trabalhadores e trabalhadoras das empresas de base, identificando os principais problemas de saúde no ambiente de trabalho e fornecendo subsídios para a implementação de medidas voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças.
Para o representante do DIESAT, Roberto Xavier, o número de respondentes superou as expectativas. “A divulgação da campanha foi assertiva e os trabalhadores e trabalhadoras realmente se mobilizaram para participar”, apontou Roberto.
Segundo Pedro Melo, Vice-Presidente e Diretor de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente do SINPAF, o elevado número de respostas demonstra compromisso da categoria em melhorar as condições de saúde no ambiente de trabalho.
“O SINPAF agradece imensamente aos 1.235 trabalhadores e trabalhadoras que participaram da nossa Pesquisa de Saúde. Os dados coletados serão fundamentais para podermos entender melhor os desafios enfrentados e, a partir disso, desenvolver ações concretas que beneficiem a todos”, afirmou Pedro Melo.
Próximos Passos
Atualmente, os dados coletados estão sendo cuidadosamente analisados. O estudo abrangerá cruzamentos detalhados por gênero, escolaridade, estado civil, raça/cor e também será segmentado por empresas. Um foco especial será dado às questões de assédio sexual e moral, reconhecendo a importância de abordar essas questões com a seriedade que merecem.
Dentro de aproximadamente um mês, os resultados serão divulgados para a categoria, fornecendo uma visão abrangente sobre os principais problemas de saúde que afetam os trabalhadores e trabalhadoras. A pesquisa também permitirá identificar as doenças mais comuns, além de mapear os setores mais afetados, seja no trabalho administrativo ou no campo. Esses dados serão fundamentais para o desenvolvimento de ações específicas que visam melhorar o bem-estar de todos no ambiente laboral.
O SINPAF reforça seu compromisso em utilizar essas informações para promover um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos e todas.