
Ações regionais reforçam a luta contra a crise Orçamentária da Embrapa
Por: Gisliene Hesse
SINPAF Nacional conquistou a adesão das Seções Sindicais de várias cidades para a fixação de outdoors estratégicos, ampliando a mobilização contra os cortes orçamentários da Embrapa. Além do outdoor instalado em Brasília, próximo ao Aeroporto Internacional, agora temos outdoors em Curitiba, Teresina, Londrina, Porto Alegre, São Luís e Florianópolis, reforçando o alerta sobre o impacto da crise orçamentária e a necessidade de um posicionamento urgente das autoridades.
A adesão das Seções Sindicais demonstra a força da mobilização e o reconhecimento de que a luta pela preservação da Embrapa é, antes de tudo, uma luta pela soberania alimentar do Brasil.
Veja matéria sobre o outdoor de Brasília aqui

SINPAF alerta sobre os riscos da redução orçamentária da Embrapa
A campanha do SINPAF traz a mensagem impactante: “Sem orçamento, a Embrapa agoniza. A Embrapa é essencial para a agropecuária brasileira”, destacando o risco iminente da redução das pesquisas e da produção nacional de alimentos. Em 2025, a Embrapa conta com um orçamento previsto de apenas R$ 137,4 milhões para custeio, enquanto a necessidade real é de R$ 510 milhões. O déficit orçamentário de 2024 já comprometeu a continuidade de projetos essenciais, o que coloca a soberania alimentar do país em risco.
Ação urgente: o futuro da Embrapa depende do Congresso
O SINPAF reforça que a recomposição do orçamento da Embrapa é uma medida urgente e estratégica. O Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que será votado no Congresso Nacional entre este mês e março, precisa priorizar os recursos necessários para garantir a operação da Embrapa e preservar seu papel importante no desenvolvimento agropecuário do país.
Com a adesão das Seções Sindicais em várias regiões, o SINPAF continua pressionando as autoridades e parlamentares para que deem a devida atenção à Embrapa. A luta é por um futuro sustentável para o Brasil e para todos que dependem da pesquisa pública e da Embrapa. Confira matéria completa sobre a crise do orçamento da Embrapa abaixo: