Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário
Foto de mulher segurando um papel branco no qual está escrito. Nota à categoria na cor verde e centralizado. Não aparece o rosto da mulher somente as duas mãos nas laterais da imagem. Abaixo da frase temos a logomarca do sinpaf.

Diretoria Nacional do SINPAF publica nota à categoria

12 de janeiro de 2024
Por: Gisliene Hesse

A Diretoria Nacional informa às Seções Sindicais e a toda a categoria que continua unida, trabalhando pelo filiado e filiada na defesa dos direitos e na ampliação de conquistas consubstanciadas nos Acordos Coletivos de Trabalho, nas ações políticas institucionais, nas ações jurídicas e parlamentares, e em todas as frentes e espaços onde se possa inserir a pauta do interesse e da proteção dos trabalhadores e trabalhadoras das empresas da base.

As recentes renúncias de alguns diretores e diretoras, o que lamentamos, já que foram eleitos pela categoria, representam uma minoria que agiu em bloco e movida por interesses próprios e diferentes dos nossos. Nós, a maioria remanescente dos diretores, estamos acumulando funções que foram abandonadas e assumindo a responsabilidade por elas. Enfatizamos que a atuação da Diretoria Nacional não será afetada e permaneceremos firmes na implementação dos compromissos programáticos assumidos e de novos compromissos demandados pela categoria.

Essa atual Diretoria é comprometida com o funcionamento do Sinpaf como instrumento de luta, o que difere da mera disputa do poder pelo poder, de práticas autoritárias e elitistas, do caciquismo político, do denuncismo vazio e sem provas e de caprichos e vaidades individuais, que só tentam confundir e dividir a categoria, de forma artificial, através de falsas acusações e polêmicas.

Temos história e trajetória de lutas na construção cotidiana de um sindicato classista, democrático, combativo, independente e autônomo de governos e de empresas. Os resultados do nosso trabalho à frente do Sinpaf têm sido evidentes e demonstrados cabalmente pelos sucessivos acontecimentos.

Na atual gestão do sindicato, é fato, e também uma prática, que a Diretoria Nacional não discrimina ou persegue politicamente nenhuma Seção Sindical e os recursos têm sido geridos com a máxima devida ética, austeridade e transparência. Dizer o contrário, é querer espalhar acusações infundadas e usá-las para criar intrigas e desunião, o que não se sustenta na realidade.

Importante mesmo é não renunciar aos princípios que nos guiam e nos trouxeram até aqui. É não renunciar ao acordo entre o discurso e a prática.

O Sinpaf não para. Continua firme e forte na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Seguimos unidos nas lutas.

Brasília, 12 de janeiro de 2024.

Diretoria Nacional do Sinpaf

Leia mais