Mobilização do SINPAF com diretoria da Embrapa surte efeito e negociação do ACT 2023-2024 acelera mais o ritmo
Por: Camila Bordinha
A 10ª rodada de negociação do ACT Embrapa 2023-2024, que ocorreu nesta sexta-feira (11), apresentou um resultado imediato após a ação da Comissão Nacional de Negociação do SINPAF, no dia anterior, que buscou um diálogo direto com a diretoria executiva da empresa para acelerar o acordo das cláusulas.
No início da mesa, como é de praxe, o sindicato questionou à comissão da empresa a existência de índice ou prazo para indicação de uma porcentagem para reajuste dos salários e dos demais direitos econômicos. Porém, nesse caso, a comissão informou que ainda não tem autorização para apresentar o índice e que também não foi definido um prazo para essa apresentação.
Ainda como resposta à mobilização do sindicato, a comissão da Embrapa afirmou que vai analisar e discutir com celeridade todas as cláusulas não-econômicas da pauta de reivindicações para, depois ou durante o processo, apresentar o índice econômico.
As propostas acordadas hoje foram:
5.2 – Acesso à Informação Digital e Telecomunicações: caput acordado pela redação do ACT atual.
5.3 – Preparação para aposentadoria: caput acordado com nova redação, que reduz de 90 para 30 dias, após a assinatura do ACT, o prazo para a Embrapa aperfeiçoar e institucionalizar ações para preparação para a aposentadoria.
5.4 – Limitação do número de estagiários nas unidades: caput acordado pela redação do ACT atual. O parágrafo quarto, que é uma inclusão nova da pauta de reivindicação da categoria, também foi acordado: “Serão levados em conta na contratação dos estagiários critérios de diversidade tais como: gênero, etnia, e condição socioeconômica a serem estabelecidas em conjunto pela Embrapa e SINPAF até 90 (noventa) dias a partir da assinatura deste ACT.”
5.6 – Investimento no projeto de qualidade de vida: acordada com ajuste na redação.
5.7 – Incentivo à prática de esportes e de atividades culturais e sociais: caput acordado conforme a proposta do SINPAF, que ampliou de 3 para 5 dias o abono do ponto “dos empregados que integrarem equipes esportivas ou recreativas nos encontros regionais e nacionais da Associação de Empregados da Embrapa – AEE e pela Federação das Associações de empregados da Embrapa – FAEE, na quantidade necessária à realização do evento.”
“A CNN do SINPAF continuará promovendo ações que colaborem para garantir o melhor desenvolvimento da negociação coletiva e para que o ACT seja concluído com a melhor ampliação de direitos possíveis para a categoria. Nosso compromisso é ‘Pelo Respeito, Valorização Profissional e Dignidade’, além da recomposição salarial,” afirmou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.