Mesa Diretora entrega ata do 13º Congresso à Diretoria do SINPAF
Por: Camila Bordinha
Na tarde desta quarta-feira (10/01) o presidente da Mesa Diretora do 13º Congresso do SINPAF, Waltterlenne Englen, entregou a ata do evento à Diretoria Nacional do Sindicato. O robusto documento, que possui 139 páginas, será registrado em cartório para, então, ser amplamente divulgado na categoria.
Waltterlenne Englen, que também é o atual presidente interino da Seção Sindical Goiânia, lembrou que o Congresso é a instância máxima do Sindicato. “As decisões que foram tomadas ali, no mês de junho, devem produzir um documento bastante delicado nos assuntos que foram resolvidos e votados no evento,” explicou.
De acordo com Waltterlenne, entre os pontos mais sensíveis dos debates, que precisaram ser abordados no documento de forma minuciosa, estão: o saldamento da ceres; a eleição da Diretoria da Mulher; as alterações do Estatuto, e as discussões sobre a Tese do Congresso.
“Nós da mesa diretora observamos alguns detalhes que reforçaram que deveríamos sim nos debruçar sobre eles, para tivéssemos a certeza de que estamos entregando de fato um documento que traduz o que aconteceu no 13º Congresso Nacional do SINPAF, ainda que isso tenha levado em torno de 7 meses,” afirmou o presidente da Mesa Diretora,
A secretária da Mesa Diretora, Franciana Volpato, também ressaltou a importância do Congresso e da ata que registrou as decisões dessa instância deliberativa do SINPAF. Para ela “não seria possível deixar de fazer uma ata com teor de qualidade e que representasse os anseios de todos e todas os/as representantes que foram em nome de suas bases.”
“Essa ata levou tempo, porém, estamos satisfeitos com o resultado, pois foram várias pautas e inúmeras resoluções e anseios discutidos pelos delegados e delegadas, que se mostraram dispostos a participar e realmente encontrar formas de melhorar as condições de saúde e de trabalho de todas/os as/os trabalhadoras e trabalhadores. E não seria possível deixar de registrar em ata as participações e as decisões que são tão importantes para categoria,” concluiu Franciana Volpato.
A Mesa Diretora do 13º Congresso do SINPAF também foi composta pela pelos relatores Silvia Belloni e Celso Torres, que também contribuíram na construção da ata.
TEMAS DE ESTATUTO
Para o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, a Diretoria Nacional cumpriu o seu papel estatutário dando todo o apoio e estrutura necessários para que a Mesa Diretora do Congresso realizasse o seu trabalho.
“Essa ata é muito complexa, pois finaliza os resultados da instância deliberativa máxima do nosso sindicato. Ela também traduz os temas que foram abordados, como o combate à fome, a questão do assédio nas empresas da base, nossos Acordos Coletivos de Trabalho, a saúde do trabalhador, questões sobre a mulher na sociedade e no sindicato, assim como as diversas realidades regionais das seções sindicais,” afirmou Marcus Vinicius.
De acordo com o presidente do SINPAF, a ata contém todos os pontos do novo estatuto, que agora será encaminhado ao cartório para registro e depois confeccionado novos cadernos para serem amplamente divulgados em nossa categoria.
“Há muito tempo não se fazia uma reforma do estatuto. E agora conseguimos fazer alterações e modernizações necessárias nesse 13º Congresso do SINPAF, evento esse que se tornou um marco para o Sindicato,” conclui Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.