Mais de 100 mulheres do SINPAF participam de encontro com diretoras da Embrapa e Codevasf
Por: Larissa Sarmento
Nesta terça-feira (15), as mais de 100 mulheres do SINPAF que vieram para a Marcha das Margaridas participaram de um encontro com as diretoras da Embrapa e a gerente de Gestão de Pessoas da Codevasf. O objetivo foi entregar uma carta de intenções das trabalhadoras para as dirigentes.
No texto, o coletivo do SINPAF cobra políticas de ação afirmativa para o término do assédio no ambiente de trabalho e repudia comportamentos embrutecidos, desumanizantes, machistas, sexistas e homofóbicos. O documento também questiona o fato de existirem poucas mulheres indígenas e negras compondo o quadro de empregados das empresas públicas.
O evento, que aconteceu na sede da Embrapa em Brasília, contou com falas das mulheres do SINPAF, relatos, emocionantes discursos e a presença de convidados como a deputada federal Erika Kokay (PT-DF).
A diretora das Mulheres do SINPAF, Mirane Costa, que conduziu o evento, destacou que a carta traz o pensamento e o querer das mulheres das empresas de base do SINPAF. “Nós fizemos esse alerta para que as as instituições de pesquisa e desenvolvimento agropecuário respeitem as diversidades do campo, a agricultura familiar, a agroecologia produzida pelas mulheres e homens camponeses e também pedimos mais respeito ao trabalho que nós mulheres realizamos dentro dessas empresas”, acrescentou.
Em seu discurso, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, ressaltou que o ponto principal dessa nova diretoria é ressaltar a valorização das pessoas e se comprometeu em fazer o possível para ouvir as demandas das trabalhadoras. “Esse encontro é de extrema importância pelo fato de dar voz à luta das mulheres. A Marcha vem para mostrar esse reconhecimento da trabalhadora rural, a importância delas nesse setor que é tão masculino. Para nós da Embrapa, que agora tem uma diretoria predominantemente feminina, é uma emoção recebê-las nesse momento. Estamos muito orgulhosos das colaboradoras da Embrapa que vieram até aqui participar da Marcha”, afirma.
De acordo com a diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças, Selma Beltrão, é uma enorme emoção poder ver o crescimento das mulheres nesse coletivo do SINPAF para Marcha das Margaridas. Ela, que participou da primeira edição do evento, no ano de 2000, espera que essa semente que trouxe essas mulheres até aqui se reproduza. “Naquela época éramos apenas cinco mulheres do SINPAF participando da Marcha e hoje nós temos aqui mais de 100 mulheres da base do sindicato lutando por uma melhor condição de vida, por políticas públicas, pela soberania nacional alimentar, por maior segurança nutricional e pelo bem viver”, comemora.
A gerente de Gestão de Pessoas da Codevasf, Michele Chitko, que também esteve presente no almoço, destacou a importância de fazer essa ponte com a Embrapa. “Nós da Codevasf estamos sempre com pautas muito parecidas com as da Embrapa e a Marca das Margaridas é um evento que nos diz respeito, pois sempre discutimos essa questão de equidade de gênero tanto no âmbito interno quanto na atuação finalística da empresa e de como a empresa fomenta a inclusão da mulher nas atividades do campo”, relata.
Também participaram do evento, a diretora-executiva de Negócios, Ana Euler, o diretor-executivo de Pesquisa e Inovação, Clenio Pillon e o diretor-executivo de Governança e Gestão, Alderi Emídio de Araújo.