Live Setembro Amarelo: psicóloga ressalta a importância do diálogo para salvar vidas
Por: Camila Bordinha
A identificação do adoecimento psíquico, assim como a prevenção ao suicídio, foram os assuntos que nortearam a palestra da psicóloga clínica, Mércia Cunha Motta, na live “Setembro Amarelo: em respeito à vida,” realizada pela Diretoria de Saúde do Trabalhador do SINPAF na tarde desta quinta-feira (29). O evento contou com a mediação do diretor da pasta, Sérgio Cobel.
O debate já está disponível no canal TV SINPAF (Youtube) para quem não pôde assistir. Para acessar, basta clicar no link: https://encurtador.com.br/eqrHV
De acordo com a palestrante, “a cada 10 suicídios cometidos, 9 poderiam ter sido evitados.” Por isso, a psicóloga deu orientações sobre como é possível ajudar as pessoas do convívio, tanto familiares quanto colegas de trabalho etc.
“Se abrirmos espaço para o diálogo, para falarmos sobre isso sem medo, se conseguirmos vencer o preconceito e o tabu, nós conseguiremos, sim, buscar conhecimento e saber como nos aproximarmos e estender a mão à pessoa que corre risco, não só do suicídio, mas também da dor emocional,” explicou Mércia Cunha Motta.
A live – que já estava programada para ser realizada pelo sindicato devido as atividades da campanha mundial Setembro Amarelo- foi dedicada ao sobrinho do diretor Sérgio Cobel, que acabou perdendo a vida, na última semana, em decorrência do problema. Em um momento de muita emoção, ao final do evento, todos fizeram um minuto de silêncio em sua memória e de todas as vítimas do suicídio.