Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Especial 28ª Plenária Regional Norte: saiba tudo o que rolou

O Brasil vai receber, no próximo ano, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 30, que será realizada em Belém-PA, mesmo local onde ocorreu a 28ª Plenária Regional Norte do SINPAF no último final de semana (entre os dias 6 e 7 de abril).

A necessidade de o SINPAF, representante das trabalhadoras e dos trabalhadores da Embrapa, na região e no Brasil, discutir o posicionamento da empresa nos assuntos que permeiam a diversidade, o meio ambiente e a sustentabilidade alimentar da população Amazônica esteve entre os assuntos mais ressaltados na Plenária.

Na abertura, o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário de Paulo Lemos, destacou que a COP 30 “será um grande marco para a Embrapa, quando a empresa irá se reposicionar no cenário mundial.”

“Temos chance de reconstruir momentos novos e a inteligência nos esclarece que a união e o diálogo fazem a diferença. Esse é o sentimento que queremos compartilhar com vocês,” afirmou representante da Embrapa.

A presidenta da Seção Sindical Pará, Ilmarina Menezes – anfitriã da Plenária -fortaleceu a importância de o SINPAF estar filiado à maior central de trabalhadores do Brasil, que é a CUT. Ela reafirmou a força das delegadas e dos delegados para se manterem presentes na plenária ao longo do final de semana e na conquista de direitos e defesa da categoria. Ela finalizou dizendo que “a luta dos trabalhadores é renhida, assim como Gonçalves Dias falava.”

O professor Glauber Sávio da Silva, representante da CUT-PA, direcionou-se aos delegados e delegadas, empregados da Embrapa, reforçando que cada um é responsável pela a alta competência da empresa. Ele também disse que é preciso “fortalecer nossa luta por uma Amazônia soberana.”

Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, presidente nacional do SINPAF, informou e ressaltou que a Região Norte é o local onde o sindicato tem o maior número de mulheres presidindo as Seções Sindicais. Também anunciou ações do SINPAF que deverá ocorrer nos próximos dias, como a Frente Parlamentar Mista Pelo Fortalecimento da Embrapa (10 de abril) e a participação da Diretoria Nacional num café da manhã, que foi realizado na segunda-feira (8/4) na Embrapa Amazônia Oriental.

Na composição da mesa da 28ª Plenária Regional Norte estava, além da diretora Regional Norte, Michelliny Bentes, que presidiu a plenária, o delegado Eraldo Ferreira Rodrigues, que foi eleito como secretário.

Michelliny Bentes disse que “foram dois dias riquíssimos de diversas experiências, uma oportunidade de rever companheiros e companheiras e de trazer os delegados das Seções Sindicais para contribuir na luta sindical.”

As delegadas e os delegados escolheram realizar a próxima Plenária Regional Norte novamente em Belém-PA, onde será realizada a COP 30 em setembro do próximo ano.

Veja as fotos de todos os momentos.

SINPAF Diretoria Nacional

SDS BLOCO A - Nº 44 - CENTRO COMERCIAL BOULEVARD CENTER - SOBRELOJA 11/15

CEP: 70391-900 - Brasília/DF
sinpaf@sinpaf.org.br
(61) 2101-0950 / (61) 2101-0966

Entre em contato