SINPAF afirma que ainda não recebeu nova proposta de ACT da Embrapa
Por: Gisliene Hesse
A Diretoria Nacional do SINPAF está perplexa com informações infundadas divulgadas para os trabalhadores e trabalhadores sobre a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Chegou ao conhecimento do sindicato que foi disseminado entre a categoria que o SINPAF não teria apresentado a nova proposta feita pela Comissão de Negociação da Embrapa.
Esclarecimento
O SINPAF esclarece que esse fato é simplesmente um boato disseminado sem a devida verificação de sua veracidade. O que ocorreu, na realidade, foi que a Comissão de Negociação da Empresa deixou vazar uma nova proposta para o ACT.
Após o vazamento, a comissão entrou em contato com a Diretoria Nacional do SINPAF para falar sobre a suposta proposta. No entanto, a entidade solicitou, que os integrantes da comissão da empresa formalizassem as condições e apresentasse formalmente a proposta ao SINPAF.
O SINPAF oficiou a Embrapa
Na quinta-feira, 14/12, o sindicato, conforme publicizado em seu site (veja aqui) oficiou a empresa com a carta dirigida à presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e a Diretora de Pessoas, Serviços e Finanças da Embrapa, Selma Beltrão, como responsáveis em última instância pelas negociações, para que formalizassem a referida proposta. Veja a carta abaixo
A Embrapa não oficializou nenhuma proposta
O SINPAF ressalta que a oficialização da proposta estava previamente acordada em ata de negociação no último dia 29/11. A recusa da Embrapa em seguir com esse procedimento cria um impasse no processo.
“Sem uma formalização da proposta não há como debater, analisar e até mesmo enviar à assembleia de base para essa tomar uma deliberação”, ressalta o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.
O sindicato reafirma sua posição firme na defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e continuará a pressionar a diretoria da Embrapa para que cumpra o acordo pré-estabelecido e formalize a proposta, possibilitando avanços nas negociações.
Confira a Ata da última mesa de negociação abaixo.
Com novo outdoor, SINPAF denuncia descaso da Embrapa e Ministérios com o ACT da categoria
Paralisação na Embrapa: trabalhadores/as pressionam a empresa e o governo por reajustes justos