Diretoria Nacional participa de encontro na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP)
Por: Larissa Sarmento
No dia 18 de agosto, a Diretoria Nacional do SINPAF visitou a unidade Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos (SP), para conversar com os trabalhadores(as) e para participar da sessão solene em homenagem aos 50 anos da empresa.
No encontro com os trabalhadores foram discutidos temas como o Acordo Coletivo de Trabalho, a norma de transferência, concurso público, terceirização e ações do sindicato como a abertura da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa. Também estavam presentes representantes das entidades: Ceres – Fundação de Seguridade Social, Casembrapa, Federação das Associações dos Empregados da Embrapa (FAEE) e ASSURÊ Seguradora.
O evento, que foi uma iniciativa da Seção Sindical de São Carlos em conjunto com a Associação dos Empregados das Unidades da Embrapa em São Carlos, contou com apresentação em auditório e posteriormente atendimento individual aos empregados e aposentados que estavam presentes.
De acordo com o diretor de relações institucionais do SINPAF, Zeca Magalhães, foi positivo esse reencontro das entidades que prestam serviço para os trabalhadores da Embrapa. “Estarmos juntos da Ceres, Casembrapa e FAEE nos permite oferecer respostas mais rápidas para as dúvidas da categoria. Quando estamos só nós do SINPAF é necessário colher dúvidas sobre previdência, plano de saúde e encaminhar para a entidade responsável para depois dar um retorno. Esse modelo de encontro facilitou a comunicação e com isso pudemos prestar um serviço mais ágil para a base”, destacou o diretor.
Zeca Magalhães ainda ressaltou que a partir de agora o sindicato está instalando novamente a mesa de negociações permanente com a Embrapa para tratar de assuntos específicos do cotidiano dos trabalhadores e alguns assuntos polêmicos, como o processo de transferência de unidades, que é um pleito antigo da categoria, mas que a empresa nunca apresentou uma norma formalizada. “A conversa foi produtiva, fazer essa aproximação com os trabalhadores é de extrema importância. Nessas visitas temos a oportunidade de interagir, de entender melhor as questões que afligem a categoria e assim fazer um trabalho mais efetivo”, conclui.
Segundo o vice-presidente do SINPAF, Júlio Bicca, que também esteve presente no encontro, o objetivo do sindicato foi se aproximar dos filiados de São Carlos para entender as demandas e prestar as informações necessárias.
“Foi um saldo positivo porque pudemos saber quais são os anseios dos filiados e explicar as nossas ações. Outro ponto importante foi a presença das entidades que são nossas parceiras. Estamos querendo entender o saldamento da Ceres, já entramos com a documentação pedindo mais esclarecimentos para termos certeza que não haverá prejuízo para os trabalhadores. Também estamos conversando com a Casembrapa para criarmos um grupo de trabalho para análise da situação do plano de saúde complementar e estudar a reforma do Estatuto que eles querem implementar para garantir que os trabalhadores não sejam prejudicados. E nosso relacionamento com a FAEE segue firme no sentido de trabalharmos juntos”, relatou o dirigente sindical.
Para o presidente da Seção Sindical São Carlos, Carlos Henrique Garcia, a ação foi muito positiva e contou com participação significativa de empregados e ex-empregados que “saíram bastante satisfeitos por terem a oportunidade de esclarecerem dúvidas e conseguirem resolver também questões individuais junto aos atendentes das instituições”, afirma.
Também participaram da visita o diretor Regional Sudeste Devanir dos Santos e a diretora Regional Centro-Oeste, Silvia Belloni.
Homenagem aos 50 da Embrapa
No período da tarde, a Diretoria Nacional do SINPAF participou da sessão solene da Câmara Municipal de São Carlos no auditório da unidade em homenagem aos 50 anos da Embrapa.
A sessão contou com a presença dos trabalhadores(as), vereadores da Câmara Municipal e o Chefe da unidade, Alexandre Berndt.
O Deputado Federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), proponente da sessão, destacou em sua fala a grande importância da empresa para o êxito no programa de erradicação da fome no Brasil. “A Embrapa é o Brasil que já deu certo, pois reúne uma massa crítica de cientistas de várias áreas que produzem o bem da coletividade”.