
Diretoras do SINPAF cobram mais orçamento ao ministro da Agricultura e à presidenta da Embrapa
Por: Camila Bordinha
A diretora Regional Norte do SINPAF, Michelliny Pinheiro Bentes, e a diretora suplente de Políticas Sociais e Cidadania e presidenta da Seção Sindical Pará, Ilmarina Menezes, aproveitaram a visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e da presidenta da Embrapa, Sylvia Massruhá, à unidade Amazônia Oriental (Belém-PA) para reforçar a cobrança do sindicato pelo aumento do orçamento da empresa para o custeio das pesquisas.
O motivo da visita do mandatário da Agricultura e da gestora da Embrapa foi a preparação para 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro em Belém do Pará. Após conversarem com o governador do Estado, Helder Barbalho, os dois seguiram para a Embrapa Amazônia Oriental, que deverá ser a base do Ministério durante a realização do evento.
Na conversa com o ministro Fávaro e a presidenta Sylvia, as diretoras do SINPAF ressaltaram a importância da empresa para a COP30, que deve ser ainda mais valorizada diante de tamanha responsabilidade da empresa e de seus trabalhadores e trabalhadoras ao evento internacional.
De acordo com Ilmarina Menezes, diretora suplente de Políticas Sociais e Cidadania do SINPAF e presidenta da Seção Sindical Pará, os mandatários da Agricultura e da Embrapa foram receptivos às reivindicações do Sindicato, mas não anteciparam nada sobre as reivindicações da categoria.
“O próprio ministro ter se deslocado até a unidade Amazônia Oriental para organizar a preparação da COP30 no estado demonstra que a Embrapa vai ter um papel relevante e central nesse evento, além do que já sabíamos que teria. E a cada demanda do Executivo à empresa, o SINPAF tem ainda mais razões e argumentos para seguir lutando pela reconstrução da pesquisa agropecuária, que foi sucateada pelo governo anterior, assim como a valorização de seus trabalhadores e trabalhadoras” afirmou Ilmarina Menezes.
MAIS ORÇAMENTO
Na semana passada, o Ministério do Planejamento e Orçamento enviou ofício à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional solicitando reforços no caixa da Embrapa. O objetivo do documento enviado ao Congresso Nacional é alterar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025 para contemplar mais R$ 148 milhões para o custeio da pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias, que é utilizado para financiar os trabalhos de campo e estudos de laboratório dos pesquisadores. O valor ainda está distante dos R$ 500 milhões solicitados pela Embrapa à União e a PLOA, que poderá ser votada pelos deputados e senadores ainda nesta semana, o que permite que ainda sofra novas modificações.
“A Diretoria Nacional do SINPAF segue insistindo que o aumento do orçamento da empresa para o custeio das pesquisas seja ainda maior. E a organização da COP30 é o momento para mostrar ao País a sua importância da Embrapa na construção de um país soberano e ambientalmente sustentável na produção de alimentos”, concluiu a diretora Ilmarina Menezes.