Dia histórico para o SINPAF: Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa é instalada
Por: Camila Bordinha
Com o reconhecido protagonismo do SINPAF, o senador Nelsinho Trad instalou a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa, nesta quarta-feira (10/4), junto ao sindicato e à diretoria da empresa.
Na abertura, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que é o grande realizador da frente, afirmou que um aspecto da criação da frente que o encantou foi a parceria que criou com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário. “A Direção do Sindicato compreendeu a importância da criação da frente, que tivemos a honra de encabeçar no senado com a apresentação do projeto da resolução que a criou,” concluiu o senador.
Quem também reconheceu o “protagonismo” do SINPAF na articulação e interlocução da Frente no Congresso Nacional foi o diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Nailto Pillon. Para ele “não se faz pesquisa agropecuária só com base em tecnologia, se faz também com base em articulação, em governança e em boas políticas públicas,” afirmou Pillon.
Em seguida, Pillon falou sobre os desafios da Ciência e Tecnologia, que entre eles está a crise climática. “A mesma ciência que nos ajudou a superar a importação de alimentos será a ciência que nos ajudará e enfrentará o drama da crise climática que já estamos vivendo, com o aumento já de 1,5º de temperatura, que afeta completamente a dinâmica populacional de pragas, do carbono, os sistemas agroalimentares e florestais no país e no mundo inteiro,” explicou.
O presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, destacou em seu discurso “a importância da pesquisa pública, da manutenção das 43 unidades descentralizadas da Embrapa pelo Brasil e a valorização do seu quadro de trabalhadoras e trabalhadores concursados,” em uma clara defesa ao concurso público e contra a terceirização iminente na empresa.
Para Marcus Vinicius, “a frente permitirá o debate de temas importantes relacionados à missão da Embrapa e as suas necessidades e entregas à sociedade como o orçamento, linhas de pesquisa, tecnologias desenvolvidas, bem como o seu papel no combate à fome e contribuição para as mudanças climáticas.”
Após o evento, a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e demais diretores executivos da empresa se encontraram com o senador Nelsinho Trad e com os dirigentes do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal e Zeca Magalhães, no gabinete do senador.
ARTICULAÇÃO
O projeto de resolução (PLS 67/2023) da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa, foi aprovado em 12 de setembro e instituída em 20 de junho de 2023, com autoria do senador Nelsinho Trad, fruto da articulação do SINPAF junto aos senadores e deputados e do apoio da Diretoria Executiva da Embrapa.
O diretor de Relações Institucionais do SINPAF, Zeca Magalhães, que encampou a articulação da frente no Congresso Nacional, com a assessoria de Relações Institucionais da Embrapa, demonstrou a expectativa do Sindicato com a instância no parlamento.
“Os discursos no lançamento reforçaram que pauta da Embrapa é consenso entre as senadoras e os senadores, as deputadas e os deputados, de modo suprapartidário. Pensar nesse debate democrático em busca de melhorias para nossa empresa é inspirador para as trabalhadoras e os trabalhadores da Embrapa,” declarou Zeca Magalhães.
OBJETIVO
Na Frente Parlamentar será possível discutir “qual Embrapa queremos” com os/as senadores/as e deputados/as, movimentos sociais e todos/as aqueles/as produtores/as agropecuários que precisam das tecnologias desenvolvidas pelas pesquisas da empresa, não só do agronegócio, mas também com os agricultores e agricultoras familiares, quilombolas, povos originários, assentados da reforma agréira etc.
A Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa tem como finalidades:
I – Iniciar, acompanhar e aprimorar, por meio da atuação dos Parlamentares que a integrem proposições legislativas e programas que disciplinem assuntos referentes å Embrapa e à pesquisa agropecuária;
II – Avaliar o impacto de políticas públicas relacionadas à Embrapa e à pesquisa agropecuária;
III – Debater o papel e o caráter público da Embrapa, sua importância para a pesquisa agropecuária nacional e a promoção de ações inclusivas no seu âmbito de atuação;
IV – Realizar encontros simpósios, seminários congressos reuniões, intercâmbios e outros eventos sobre a pesquisa agropecuária nacional e a atuação da Embrapa nesse contexto;
V – Articular e integrar iniciativas da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa com as ações de governo e de entidades da sociedade civil pelo fortalecimento da Embrapa;
VI – Divulgar os ganhos socioeconómicos e ambientais proporcionados pelo avanço da pesquisa agropecuária no País e, especialmente, aqueles advindos de tecnologias geradas pela Embrapa;
VIl – Promover a divulgação das atividades da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa no âmbito do Parlamento e junto a sociedade.
PARTICIPAÇÃO
Participaram da mesa de lançamento da Frente Parlamentar a ex-ministra da Agricultura e atual senadora, Tereza Cristina (PP-MS); o senador Irineu Orti; a deputada federal Gisela Simona (União-MT); a deputada Alice Portugal (PcdoB-BA) e o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).
Também estavam presentes o deputado Sidney Leite (PSD-AM), que pediu a palavra e discursou no púlpito, assim como o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS), que assistiu toda a cerimônia.
Também acompanharam o lançamento da frente parlamentar o diretor administrativo-financeiro do SINPAF, Antônio Aparecido Guedes; o presidente da Seção Sindical Goiânia, Walterlenne Englen; a presidenta da Seção Sindical Sede, Mirane Costa; a assessora jurídica da Diretoria Nacional do SINPAF, Luara Dias (LBS Advogados); e a assessora jurídica da Seção Sindical Embrapa Sede, Larissa Rodrigues Pinheiro.
Acompanhe no nosso Instagram (@sinpafnacional), ao longo dos próximos dias, trechos dos discursos das autoridades que participaram do lançamento do Frente e saiba o que eles pensam sobre a Embrapa e a pesquisa agropecuária, assim como sua importância para o setor produtivo e para a soberania alimentar brasileira.
Veja as fotos: