Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Comissão de Agricultura e Reforma Agrária aprova a criação da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Embrapa

6 de julho de 2023
Por: Gisliene Hesse


O projeto de resolução (PRS 67/2023) que cria a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Embrapa foi aprovado nessa quarta-feira, 5 de julho, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A proposta, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), foi relatada pela presidente da CRA, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).


Todos os senadores e deputados federais poderão participar da Frente. A criação da frente é resultado de articulação política da Diretoria de Relações Institucionais do SINPAF. O diretor de Relações Institucionais, Zeca Magalhães, comemora a rapidez pela qual a proposta está tramitando no Senado Federal.


“Foi muito bom ver que o projeto andou tão rápido na casa. O trabalho do senador Nelsinho Trad e da assessoria parlamentar foi essencial para que o projeto fosse votado na Comissão. Agora nossa expectativa é que seja aprovado no Plenário do Senado para que a gente possa trabalhar efetivamente com a Frente. Nós temos um grande caminho a ser trilhado de relação com os deputados e senadores”, afirmou Zeca Magalhães.


Entre os objetivos propostos pelo projeto estão: o debate do papel e do caráter público da Embrapa, sua importância para a pesquisa agropecuária nacional e a promoção de ações inclusivas no seu âmbito de atuação; e a articulação e integração de iniciativas da Frente Parlamentar Mista com as ações de governo e das entidades da sociedade civil pelo fortalecimento da Embrapa; entre outros.

APOIO DA EMBRAPA
Recentemente, em discurso durante sessão comemorativa dos 50 anos da Embrapa, realizada no Plenário do Senado Federal, a presidente da empresa, Silva Massruhá,, ressaltou que a Frente terá uma papel primordial, visto que muitas questões, como, por exemplo, o orçamento público, têm relação direta com as duas casas legislativas.


A Embrapa já tinha declarado apoio ao SINPAF pela criação da Frente Mista. A matéria segue para a Comissão Diretora.


DISCUSSÕES NA COMISSÃO (Fonte: Senado Federal)


Durante os trabalhos da Comissão, a relatora frisou o papel importante que a Embrapa teve para o Brasil. “Nos últimos 40 anos, a produção agropecuária brasileira cresceu 580%, enquanto a área plantada aumentou 140%, o que contribuiu para uma produção sustentável e para a preservação dos recursos naturais”.


— O país passou de um dependente de importação de comida básica para um dos principais exportadores de alimentos do mundo. Essa extraordinária conquista não teria sido possível sem o trabalho incansável de pesquisa, de inovação e domesticação de culturas desenvolvido pela Embrapa — afirmou Soraya.


Na avaliação de Nelsinho Trad, o sucesso da agropecuária brasileira nas últimas décadas contou com a ajuda da Embrapa e suas tecnologias de aumento da produção e da produtividade.


“A Embrapa continua a desempenhar papel central no desenvolvimento da agropecuária, pois, cada vez mais, o crescimento da produção e, por consequência, de alimentos, deve ter como fator principal o incremento tecnológico, de forma que se reduzam a pressão sobre os recursos naturais e a emissão de gases de efeito estufa, principal causa das mudanças climáticas”, afirma o autor na justificativa do projeto.

Leia mais