
SINPAF e novos gestores da Embrapa buscam solução negociada para o despejo da Seção Sindical
Por: Camila Bordinha
Texto: Seção Sindical Embrapa Sede
Na quinta-feira (18), a presidenta da Seção Sindical Embrapa Sede do Sinpaf, Mirane Costa, recebeu notificação judicial informando que o sindicato seria despejado das instalações da Embrapa, a qualquer momento da semana subsequente. Por isso, a presidenta convocou assembleia, hoje (22), para informar à base sobre o despejo e encontrar mecanismos para reverter a situação.
Na assembleia, foi deliberada a retirada de uma comissão para conversar com gestores da Embrapa sobre a intransigente medida em curso. Francisco Cacau, Secretário-geral da Seção Sindical; Dione Melo, secretária-geral do Sinpaf e vice-presidenta da Seção Sindical; Andrea Matos, representante da CUT, da Comissão de Trabalho do Conselho Nacional dos Direitos Humanos e secretária-geral da Seção Sindical Solos; o filiado Marco Borba e a presidenta Mirane foram os escolhidos para conversar com Mirian Eira, chefe de gabinete; Alessander Taranti e Wina Pereira, , respectivamente, chefe da Assessoria Jurídica e supervisora de Suporte Jurídico à Gestão Corporativa.
A Comissão agradeceu por ter sido recebida, ressaltando que esta foi a primeira vez em muitos anos que sindicalistas foram recebidos e ouvidos no gabinete da presidência. Na ocasião, Mirian Eira e Alessander Taranti se colocaram abertos ao diálogo, reforçando que a relação do sindicato com a nova gestão deve se pautar pelo respeito e pela conversa franca, e, para isso, eventuais situações de conflito podem e devem ser negociadas antes de qualquer medida judicial.
Quanto ao despejo, os representantes da Embrapa informaram que esta ação será suspensa até sexta-feira (26). As assessorias jurídicas da Embrapa e da Seção Sindical farão uma petição conjunta à justiça, para buscar uma solução negociada entre as partes.
Para além da situação local, os membros da Comissão alertaram que o caso da Seção Sede não é único e medidas precisam ser tomadas para resolver esse e outros problemas em várias seções, por exemplo, Sete Lagoas, Aracaju, Caprinos, entre muitas outras. Mirian Eira informou então que, provavelmente, a Diretoria Nacional do Sinpaf será recebida pela Presidenta Silvia Massruhá, na próxima quarta-feira (24), que terá estes e outros temas como objeto da pauta.