
Começa amanhã: 32ª Plenária Regional Nordeste em São Luis-MA
Por: Camila Bordinha
A cidade de São Luís, no Maranhão, será o palco da 32ª Plenária Regional Nordeste do SINPAF 2025, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de março. O evento reunirá os delegados eleitos nas Seções Sindicais e especialistas para discutir temas relevantes sobre a atual conjuntura política, econômica e social do Brasil, com foco na realidade dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria na região Nordeste e nos desafios do desenvolvimento sustentável.
O evento terá como principal objetivo fortalecer o diálogo entre as Seções Sindicais do Nordeste, proporcionando uma análise aprofundada dos principais desafios que os trabalhadores enfrentam, além de buscar soluções e estratégias para o fortalecimento das políticas públicas e dos direitos trabalhistas na região Nordeste.
Assim como as outras plenárias deste ano, o evento terá a sustentabilidade como tema central, com destaque para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém do Pará. O encontro também buscará abordar o papel das empresas de base e de seus trabalhadores e trabalhadoras no enfrentamento das questões climáticas, visando a construção de um futuro sustentável e ambientalmente responsável para o planeta.
Programação do 1º Dia
Na sexta-feira, 28 de março, as atividades começam com o credenciamento a partir das 7h da manhã, seguido pela cerimônia de abertura às 8h30. O primeiro painel será uma análise sobre a conjuntura política e econômica nacional, com a participação da supervisora técnica regional do Dieese, Ana Georgina Dias da Silva, do representante da CUT-MA e de Marcos Vinícius Sidoruk Vidal, presidente nacional do SINPAF, com a coordenação do diretor Regional Nordeste, Antônio Marcos Pereira. Durante essa análise, os participantes terão a oportunidade de entender os principais desafios e cenários que o país enfrenta atualmente, com especial atenção para as questões que afetam os(as)trabalhadores(as).
A programação seguirá com um debate sobre temas delicados, como assédio moral e sexual, adoecimento mental e estratégias de enfrentamento. Para discutir esses assuntos, foram convidadas especialistas: Alda Fernanda Sodré Bayma Silva (Advogada de Posicionamento de Gênero) e Joelma Matos Soares Cordeiro Fonseca (Psicóloga Clínica). A coordenadora dessa mesa será a diretora de Políticas Sociais e Cidadania do SINPAF, Franciana Volpato. Em seguida, será abordada a saúde do trabalhador, com a apresentação do relatório da pesquisa encomendada pelo Sindicato, realizada nas empresas da base do SINPAF, que contará com a presença dos técnicos do Diesat, Roberto Xavier e Eduardo Bonfim, sob a coordenação do diretor de Saúde do Trabalhador do SINPAF, Pedro Melo.
Após o intervalo para o almoço, os participantes voltarão para a tarde de debates, que trará à tona o papel de instituições como Embrapa, Codevasf, Distritos de Irrigação e Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) no desenvolvimento sustentável da região. Essa discussão será coordenada pelo diretor suplente de Comunicação do SINPAF, Jean Kleber Silva, e contará com a participação de importantes representantes dessas entidades: Fabiana Rezende (Embrapa), Carlos Hermínio (Codevasf), Amando Bagagi Bezerra (DINC) e Edvaldo Galdino (Emepa). Ao final do dia, haverá um espaço para mais debates e encaminhamentos, consolidando as discussões e definindo as ações a serem seguidas.
Programação do 2º Dia
O sábado, 29 de março, começará com a análise da crise orçamentária nas empresas de base e seus desdobramentos, apresentada por Ana Georgina Dias da Silva (DIEESE) e coordenada pelo diretor de Relações Institucionais, Zeca Magalhães. Em seguida, o evento irá discutir as novas formas de relações no mundo do trabalho, com um painel sobre terceirização, que será conduzido pelo professor Saulo Pinto, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com coordenação do presidente do SINPAF Marcos Vinícius Vidal.
À tarde, a programação trará um debate sobre os Acordos Coletivos de Trabalho para 2025/2026, tema de extrema importância para a categoria, apresentado pelo secretário-geral e diretor administrativo-financeiro do SINPAF, com Antônio Guedes. Também será abordado o impacto das ações jurídicas do sindicato contra as empresas da base, com a participação do diretor jurídico, Adilson Mota, e de um representante da LBS Advogados e Advogadas. Para encerrar o dia, será discutida a realidade das Seções Sindicais da Região Nordeste, a criação de um Plano de Ação e a votação de moções e encaminhamentos, que guiarão as ações das seções participantes.
Leia a Pauta Completa: