Codevasf: maioria das Seções Sindicais aprovaram Assembleia Permanente
Por: Gisliene Hesse
A Diretoria Nacional do SINPAF convocou assembleias para todas as Seções Sindicais da Codevasf para os dias 16 e 17 de julho. O objetivo das assembleias foi informar a categoria sobre a falta de avanços da empresa nas tratativas do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025 da Codevasf (ACT Codevasf 2024/2025). A maioria das seções sindicais da Codevasf realizaram assembleias e decidiram por mantê-las permanentes como forma de alertar o descaso da empresa com a pauta de reivindicação dos/das trabalhadores/as.
As assembleias permanentes possibilitam a convocação de novas assembleias em curto prazo, garantindo – caso necessário – a convocação da categoria em 24h para debater e deliberar proposta e ações.
Negociações da Codevasf
Em cinco rodadas de negociação entre as Comissões do SINPAF e da Codevasf, ocorreram poucos avanças. Nas últimas tratativas, que aconteceram no dia 21/6, a Codevasf propôs o reajuste de 70% do INPC (2,26%) para os salários e cláusulas econômicas, manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente, com retroativo à data-base (1º de maio).
A Comissão de Negociação Nacional (CNN) do SINPAF rejeitou a proposta em mesa e apontou motivos diversos para a inviabilidade do que foi apresentado pela empresa.
“Precisamos pressionar e fazer valer o que a categoria está pedindo. É inconcebível a Codevasf apresentar um índice que não repõe sequer a inflação do período, além de não recompor os déficits acumulados desde de 2019 que são de 19,74%, de acordo com levantamento do Dieese, afirmou Paulo Roberto Santos, diretor suplente de relações institucionais do SINPAF.
“É importante manter as assembleias abertas para que a qualquer momento os trabalhadores e as trabalhadoras possam deliberar sobre questões relacionadas ao ACT. Vale lembrar que não basta a empresa reconhecer que ela não existiria sem os seus trabalhadores e trabalhadoras, como foi feito pelo o presidente da Codevasf no último dia 16 em cerimônia oficial dos 50 anos da empresa. É preciso valorizar. E a hora de valorizar é na negociação do ACT, garantindo benefícios e do índice econômico justo para a categoria”, explicou Pedro Melo, vice-presidente e diretor de saúde dos trabalhadores do SINPAF.
Leia mais
Codevasf propõe apenas reajuste linear de 2,26% e CNN do SINPAF rejeita em mesa